Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretaria da Fazenda apresenta indicadores econômicos do setor coureiro-calçadista gaúcho
RSS
Notícias
Publicação:

Secretaria da Fazenda apresenta indicadores econômicos do setor coureiro-calçadista gaúcho

-
- - Foto: Divulgação Sefaz/Receita Estadual

Desempenho do segmento nos últimos três anos foi tema de encontro dos Diálogos Setoriais

 

Os indicadores econômicos do setor coureiro-calçadista gaúcho foram o tema da quarta live dos Diálogos Setoriais, uma série de encontros virtuais promovidos pela Receita Estadual, que integram o programa Desenvolve RS. A transmissão ocorreu pelo canal da Sefaz RS no YouTube.

De acordo com o levantamento da Receita Estadual, apresentado pelo coordenador do Desenvolve RS, Giovanni Padilha, o setor coureiro-calçadista experimentou um crescimento de 3,1% nas vendas no 3º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador sinaliza que o volume de vendas do setor – que é dividido entre os segmentos de “curtimento de couro “e “calçados e artefatos” - vem crescendo todo trimestre há pelo menos dois anos. Todos os indicadores apresentados já estão corrigidos pela inflação.

Os dados mostram, no entanto, que o desempenho é distinto entre os segmentos que integram o setor. Enquanto que a categoria de curtimento de couro observa uma queda do volume de vendas desde outubro de 2020 até setembro deste ano, o segmento de calçados e artefatos teve um crescimento de 20% neste mesmo recorte temporal.

No campo dos investimentos, um dos destaques do levantamento foi o avanço de 40,6% nas compras de bens de capital pelas empresas do setor, entre julho e setembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os indicadores também revelaram a vocação exportadora do setor, especialmente do segmento de curtumes. Nos últimos doze meses, a categoria exportou 52,7% do volume produzido. Já a produção do segmento de calçados e artefatos tem como principal destino o mercado interno, que responde por 59,4% das vendas.

A relevância do mercado gaúcho no fornecimento de insumos para setor coureiro-calçadista ficou demostrada no levantamento da Receita Estadual. No segmento de calçados e artefatos, 73,6% dos insumos adquiridos pelo setor são de empresas sediadas no Rio Grande do Sul.

Além dos auditores-fiscais da Sefaz, a live teve a participação de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (Aicsul). A programação do Diálogos Setoriais segue na próxima semana, com a apresentação dos indicadores econômicos dos setores de “Produtos de Limpeza”, “Madeira, Cimento e Vidro”, “Móveis” e “Plásticos”.

Veja a programação:

28/11 – 9h - Produtos de limpeza

29/11 - 9h - Madeira, cimento e vidro

30/11 - 9h - Móveis

30/11 - 14h - Plástico

 

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda