IPVA 2023: balanço preliminar aponta aumento no volume de pagamentos antecipados
Levantamento prévio da Secretaria Estadual da Fazenda mostra arrecadação de R$ 1,7 bilhão até essa quinta-feira (29), quando encerrou o prazo para quitação com desconto máximo
Um balanço preliminar da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) mostra que o governo gaúcho arrecadou R$ 1,7 bilhão com pagamento antecipado do IPVA 2023 até o fechamento contábil dessa quinta-feira (29/12), quando terminou o prazo para quitação do tributo em cota única e com desconto máximo, que chegou a 32%. Esse é o maior volume de arrecadação nominal (sem descontar a inflação) da série histórica para o período de antecipação com desconto máximo.
O valor arrecadado, que é divido 50% para os municípios e 50% para o Estado, já corresponde a 35% do IPVA total de veículos tributáveis no Rio Grande do Sul. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 2% na quantidade de pagamentos antecipados – ao todo, trata-se de um acréscimo de 25 mil quitações de guias.
De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a elevação é reflexo dos descontos atrativos oferecidos no pagamento antecipado. “Neste ano, o Estado ofereceu aos contribuintes um desconto máximo que chegou a praticamente um terço do valor total do IPVA. Sem dúvida, as condições atrativas para a quitação antecipada resultaram no aumento d o volume arrecadado pelo governo estadual. Além dos descontos, houve a possibilidade de realizar o pagamento por PIX, o que facilitou a vida dos proprietários de veículos”, avalia Neves.
Novidade inserida no ciclo do IPVA 2022, o pagamento por PIX já representa 23% do total de guias quitadas pelos contribuintes neste ano. Do volume que ingressou no caixa do Estado até essa quinta-feira (29/12), 22,3% são pagamentos oriundos da modalidade criada pelo Banco Central. do valor arrecadado – trata-se de um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.
Contribuintes ainda podem quitar o IPVA com até 28% de desconto à vista
Quem não fez a antecipação do pagamento até o dia 29 de dezembro ainda terá descontos na quitação à vista e no parcelamento do tributo.
Para quem pagar em cota única (à vista), os descontos são os seguintes:
- Até 31 de janeiro - 10% de desconto pela antecipação* + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%) – Total de desconto máximo: 28%.
- Até o dia 28 de fevereiro - 6% de desconto pela antecipação* + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%) – Total de desconto máximo: 24,80%.
- Até 31 de março - 3% de desconto pela antecipação* + Bom Motorista (desconto máximo de 15%) + Bom Cidadão (desconto máximo de 5%) – Total de desconto máximo: 22,40%.
*Os valores já estarão atualizados pela variação de 5,9% da UPF
Parcelamento pode ser feito em seis vezes
Para o contribuinte que optar pelo parcelamento, que pode ser feito em seis vezes, o primeiro pagamento deve ocorrer até o dia 31 de janeiro. As parcelas de parcelas de janeiro, fevereiro e março terão o mesmo desconto da antecipação – 10%, 6% e 3%, respectivamente.