Governador e vice debatem perspectivas para economia do RS no Fórum “O Rio Grande Pujante”
O governador Eduardo Leite e o vice-governador, Gabriel Souza, participaram, na tarde desta quinta-feira (9/02), do Fórum “O Rio Grande Pujante”, na sede da Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), em Atlântida, no Litoral Norte. A iniciativa é da Rede Pampa e faz parte do projeto RS Sustentável, que há mais de uma década promove debates sobre todos os setores. Na edição de 2023, os principais temas foram os desafios e as perspectivas para a economia do Rio Grande do Sul.
Leite destacou a recuperação da capacidade financeira do Estado e a busca, junto ao governo federal, pela compensação devida pela redução de alíquotas de ICMS no ano passado, que provocou uma queda abrupta de R$ 5 bilhões na arrecadação do Estado. “A gente precisa ter consciência de que se queremos ter pujança, mais do que nunca, é importante oferecer regras claras. Não mudar as regras no meio do jogo”, afirmou.
Ao falar da economia do futuro, o governador abordou a transformação tecnológica, a mudança do mercado de trabalho e o desafio da qualificação da mão de obra. “O Estado precisa estar cada vez mais em sintonia com o que o mercado exige, que é a capacidade de capital humano para o novo mercado de trabalho que se apresenta na tecnologia, na inovação. A educação é o nosso carro-chefe nesta segunda gestão”, acrescentou.
Gabriel Souza reforçou a importância da capacidade financeira do Estado para proporcionar investimentos, em especial na Educação - Foto: Rodrigo Ziebell / GVG
O vice-governador, Gabriel Souza, também reforçou a importância dos investimentos na educação. “Os países e estados que mais investiram na educação e na primeira infância conseguiram formar uma mão de obra com maior qualidade, capaz de fazer com que seu território gerasse alto desenvolvimento”, completou Gabriel, que coordena o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), responsável por ações estratégicas, como o South Summit Brazil e programas Jovem Aprendiz e Todo Jovem na Escola.
Paulo Sérgio Pinto, vice-presidente da Rede Pampa e idealizador do fórum, falou sobre a abertura de espaços de diálogo para o progresso gaúcho. "Buscamos dar luz às novas possibilidades de negócio e crescimento futuro, principalmente em um período como o atual, de muitas mudanças a nível nacional e internacional", disse.
Painéis
O evento, que contou com outros dois painéis de debatedores, com representantes dos segmentos de Economia, Política e Desenvolvimento, ainda discutiu a situação atual do Rio Grande do Sul diante dos desafios da economia brasileira, assim como a relação com o mercado global pós-pandemia e os efeitos da guerra.
Participaram do primeiro painel César Saut, presidente da Rio Grande Seguros e vice-presidente da Icatu; Gilberto Petry, presidente do Sistema Fiergs; Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin.
No segundo painel, estiveram o secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), Nei César Mânica; e a economista-chefe da Icatu Seguros, Victoria Werneck.
Texto: Camila Martins/Secom
Edição: Carlos Ismael Moreira/Secom