Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março
RSS
Notícias
Publicação:

Opção de pagamento antecipado do IPVA termina em março

-
- - Foto: Divulgação Sefaz/Secom

Motoristas que quitarem o tributo veicular até o final deste mês garantem descontos de até 22,4%

 

Os motoristas gaúchos têm até o final de março para efetivar o pagamento antecipado do IPVA 2023 e garantir descontos que podem chegar a 22,4%. O adiantamento do tributo oferece ao contribuinte uma redução automática de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infração de trânsito) e Bom Cidadão (de até 5% para quem possuir 150 ou mais notas fiscais com CPF emitidas no período entre 1º/11/2021 e 30/10/22).

-

Os motoristas que optaram pelo parcelamento também precisam ficar atentos ao vencimento da terceira cota do tributo, que ocorre no dia 31 de março. O contribuinte que quitar a parcela dentro do prazo garante desconto de 3%. O ciclo do IPVA 2023 deste ano permitiu parcelamento em seis vezes ao motorista que aderiu ao fracionamento em janeiro.

O vencimento do imposto veicular ocorre a partir da última semana de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que efetivar o pagamento do imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas permanece com as reduções de Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso esteja apto para os benefícios.

-

Saiba mais

Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei.

Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível.

Alíquotas do IPVA no RS

3% - Automóveis e camionetas
2% - Motocicletas
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

Frota total do Estado 2022: 7.413.277
Frota pagante de IPVA: 53,8%
Frota isenta de IPVA: 46,2%

Para mais informações sobre o IPVA 2023, clique aqui.

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda