Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > IPVA de veículos com final 7 e 8 vence nesta quinta-feira (27/04)
RSS
Notícias
Publicação:

IPVA de veículos com final 7 e 8 vence nesta quinta-feira (27/04)

-
- - Foto: Divulgação Sefaz/Receita Estadual

Proprietários de automóveis que quitarem o tributo dentro do prazo de vencimentos podem aproveitar descontos de até 20%

O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos com numeração final 7 e 8 vence nesta quinta-feira (27/4). O calendário de vencimentos está ocorre ao longo desta semana, conforme tabela abaixo, seguindo cronograma estabelecido pelo número final de placa.

-

Os motoristas que optaram pelo parcelamento do tributo devem seguir o calendário normal de pagamentos, que se encerra em junho. No final de abril, vence quarta cota do fracionamento.

Até o prazo de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

O atraso no pagamento do IPVA representa o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa do contribuinte após mais de dois meses em situação de inadimplência. Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso seja flagrado em circulação.

 

Saiba mais

Quem paga IPVA? 
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004, exceto os isentos por lei.

Como pagar?
O proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Consulte aqui o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. 

Fique atento
Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

Nome: Ipva Sefaz/Rs
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do Rs S.A
Endereço: AV MAUA, 1155 – CENTRO HISTORICO – PORTO ALEGRE – RS - 90030080

Onde pagar? 
Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por PIX também está disponível.

Mais informações sobre o IPVA 2023

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda