Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Cage recebe acadêmicos da UFRGS para apresentação institucional
RSS
Notícias
Publicação:

Cage recebe acadêmicos da UFRGS para apresentação institucional

-
Estudantes de Ciências Contábeis da UFRGS conhecem de perto trabalho da cage - Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz

Encontro apresentou aos discentes as atividades desenvolvidas pela subsecretaria, aproximando a instituição da sociedade

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) recebeu acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na tarde dessa quinta-feira (20), para uma apresentação institucional. O evento, realizado no Espaço Inovação, buscou demonstrar aos discentes a relevância e o impacto social das atividades desenvolvidas pela subsecretaria, aproximando a instituição da sociedade.

Ao longo de três horas de programação, os auditores do Estado explicaram a estrutura, as funções e o modelo de atuação da Cage, demonstraram produtos e serviços disponibilizados aos gestores públicos estaduais e à sociedade, falaram sobre a Contabilidade Pública no Brasil e no Rio Grande do Sul e ainda situaram o estágio atual do órgão no contexto de convergência ao padrão internacional de Contabilidade Pública.

O contador e auditor-geral do Estado adjunto Jociê Rocha Pereira deu as boas-vindas aos visitantes, lembrando também ter sido aluno da UFRGS. “É um orgulho estar recebendo vocês aqui. Quem sabe daqui a alguns anos vocês não vão estar aqui nos ajudando? E com certeza vão lembrar desse dia”, afirmou.  

Além de Jociê, palestraram aos alunos o contador e auditor-geral do Estado adjunto Felipe Severo Bittencourt, o chefe substituto da Divisão de Informações Estratégicas, Celso Antônio Cordova Junior, e o chefe Divisão de Informação e de Normatização Contábil, Guilherme Speroni Lentz. 

Os 11 participantes vieram acompanhados da professora Wendy Haddad Carraro, que conta que a ideia da visita surgiu durante um trabalho feito em sala de aula, na disciplina de Estágio Supervisionado.

“A gente está aprendendo as diferentes áreas de atuação do contador, e nada melhor do que a gente conhecer a Contabilidade Pública na prática. Quando a gente fala em setor público, às vezes a gente pensa que é tão distante, que a gente não pode ter acesso, uma coisa dura, mas não foi isso que nos pareceu. Os palestrantes foram muito humanos aos nos mostrar seu dia a dia e o quanto eles gostam de fazer o que fazem”, avaliou. 

Os estudantes também relatam ter mudando sua percepção acerca da esfera governamental e ampliado seu entendimento sobre a Cage. Para Alice Tavares (22), que cursa o 6º semestre de Contabilidade, o encontro foi muito inspirador e produtivo. 

“Estou cursando uma disciplina de Contabilidade Governamental, então a maioria dos temas a gente está vendo, mas ver a aplicação na prática foi inspirador. A gente pensa que é só sistema de débito e crédito e pronto, mas não, são muitas divisões, trabalham com tanta coisa, fazem toda a parametrização em sistema, sempre buscando inovação para tentar resultados sólidos. Então hoje me tirou uma visão que eu tinha, que era completamente distorcida. Foi sensacional, muito agregador, porque eu ainda estou explorando as áreas para ver a que quero seguir. Não sei nem se já não decidi, ao menos já vi que é uma opção”. 

“Promover este tipo de encontro é muito importante para divulgar o propósito e o trabalho da Cage. Especialmente em relação à Contabilidade Pública, fico muito feliz em poder abordar tanto a situação e a forma de atuação do Estado do Rio Grande do Sul quanto o contexto nacional e internacional”, finalizou Felipe Bittencourt, participante do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A iniciativa de integração entre universidade e Estado é mais uma iniciativa da Cage para fortalecer sua imagem institucional e servir à sociedade gaúcha.

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda