Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Auditoria no Badesul marca retomada da atuação da Cage junto a instituições financeiras estaduais
RSS
Notícias
Publicação:

Auditoria no Badesul marca retomada da atuação da Cage junto a instituições financeiras estaduais

-
- - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

Trabalho voltou a ser realizado após mais de uma década

 

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) retomou as auditorias em instituições financeiras estaduais após mais de uma década sem realizar o trabalho. O resultado desta primeira análise concluída foi apresentado recentemente ao Badesul.

Em abril do ano passado, após a publicação da Portaria Cage Nº 14, a Divisão de Controle da Administração Indireta (DCI) passou a contar com setorial direcionada ao sistema financeiro, voltando a realizar as auditorias nas instituições financeiras sob controle do Estado, que também estão submetidas à supervisão bancária exercida pelo Banco Central. Nos últimos anos, esse tipo de procedimento não estava sendo feito em instituições estaduais devido à carência de pessoal, rotatividade dos servidores e falta de uma equipe especializada — assim, a Cage havia optado por priorizar o atendimento de entidades que não possuem auditoria independente.

Nesse primeiro trabalho feito com o Badesul, apresentado no último dia 12, a equipe foi formada pelos auditores Luís Felipe Pacheco, Gabriela Balbinot e Guilherme Lima. O auditor Cléber Ferreira de Lima colaborou com os testes que avaliaram a governança de tecnologia da informação.

De acordo com Pacheco, coordenador da auditoria, o foco estava em realizar o conhecimento da entidade e de seus principais riscos: “Foi gratificante participar desse importante passo para o pleno cumprimento das missões institucionais do controle interno. A auditoria apresentou um resultado que, tenho certeza, trará benefícios para a Cage e para o Badesul”, disse.

O chefe da DCI, Lorenzo Venzon, destacou a importância de a Cage voltar a dedicar auditores para o sistema financeiro, o que pôde ser feito com a divisão das equipes em setoriais especializadas: "A setorial especializada, composta por uma equipe de auditores experientes, certamente agregará valor a essas instituições estaduais de extrema relevância econômica e social”, ressaltou.

O presidente do Badesul, Claudio Gastal, acrescentou que a auditoria vai contribuir para a ratificação de práticas adotadas e para a verificação e indicação de possíveis melhorias nos processos da instituição: “A análise externa é altamente pertinente, pois possibilita a reflexão e uma autoanálise de governança, permitindo a consolidação, correção e redirecionamento de ações e processos”, afirmou.

Na apresentação, estiveram presentes, pela DCI, Lorenzo Venzon, Luís Felipe Pacheco e Gabriela Balbinot. Pelo Badesul, participaram o presidente Cláudio Gastal e demais funcionários ligados à instituição: o diretor financeiro Kalil Sehbe; o diretor administrativo José Luis Nunes; a chefe de Auditoria, Deise Rambo; a superintendente de Governança e Compliance, Denise Raupp; a superintendente de Controladoria e Planejamento, Renata Freire; a superintendente de Finanças, Denise Pisoni; a assessora de Fundos Governamentais, Maria de Lourdes dos Santos; e a técnica em Desenvolvimento Cíntia Martins.

 

Texto: Ascom Sefaz/Cage 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda