Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul assume Cogef-TI e tem o desafio de construir ações integrativas de tecnologia entre os fiscos do Brasil

-
O diretor do Detic, André Renato Facchini, é o novo coordenador do Cogef-TI - Foto: Aldo Peres - UGCP

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, André Renato Facchini, é o novo coordenador de TI da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef). O anúncio foi feito nessa quarta-feira (6), durante o 59º encontro do colegiado, que reuniu representantes de secretarias de Fazenda de todo o Brasil em Aracaju- SE para discutir soluções de modernização da gestão fiscal.

Dessa forma, caberá à Sefaz RS, pelo período de um ano, o desafio de fomentar ações de cooperação e troca de conhecimento entre as áreas de TI dos fiscos dos estados e do Distrito Federal, capitaneando a construção de ações integrativas e inovadoras. A missão vem como um reconhecimento do protagonismo que nossa instituição tem exercido nos debates nacionais de tecnologia e dos projetos de vanguarda que vêm sendo concretizados na Fazenda gaúcha.

O novo coordenador do Cogef-TI entra com a proposta de reforçar o intercâmbio de ideias e experiências conquistado pelas gestões anteriores e impulsionar pautas estratégicas. ”Como prioridade para os próximos anos, temos o desenvolvimento conjunto dos fiscos em um maior uso da inteligência artificial (IA) e Analytics nas suas atividades, na segurança da informação e no apoio tecnológico à Reforma Tributária”, destaca Facchini.

O diretor do Detic assume a posição deixada por Helio Oliveira Queiroz Junior, gestor de TI da Sefaz BA, que ocupou a função de coordenador do Cogef-TI nos últimos dois anos. Ao seu lado, como coordenador substituto, estará Rogério Zuppo, da SEFAZ MG.

A 59ª Reunião da Cogef se estende até sexta-feira (8). Além de André Facchini, que durante o evento compartilhou a experiência da Sefaz RS no tema “Segurança no Trabalho Remoto”, compõem a comitiva do Rio Grande do Sul em Sergipe o coordenador-geral do Profisco II na Sefaz RS, Aldo Peres, e a coordenadora técnica do Profisco II RS, Fernanda Scheidt, que está à frente do GT-Governança da Cogef.

Texto: Ascom Sefaz