Saiba onde servidores e pensionistas podem acessar o comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda 2024
Prazo para entrega de declarações à Receita Federal segue até 31 de maio
Começou nesta sexta-feira (15) e segue até 31 de maio o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Para servidores estaduais ativos e inativos e pensionistas, o comprovante de rendimentos de 2023 já está disponível desde o dia 4.
A antecipação do serviço foi feita pelo Tesouro do Estado buscando proporcionar mais tranquilidade na organização das informações que serão encaminhadas à Receita Federal. O documento pode ser acessado por meio de diferentes canais (veja opções abaixo).
Um ambiente digital desenhado para garantir o acesso rápido e seguro ao comprovante está disponível em comprovanterendimentos.sefaz.rs.gov.br e redireciona os usuários para os principais canais. A exigência do cadastro no portal gov.br reflete o compromisso do Tesouro do Estado com o sigilo dos dados dos servidores.
Saiba onde obter o comprovante de rendimentos para o IRPF 2024
- App Servidor RS
Está disponível para servidores ativos, inativos, desligados e exonerados, além de beneficiários de pensões especiais ou previdenciárias. Para usar a ferramenta, é preciso ter cadastro no portal gov.br e baixar a ferramenta no celular ou acessar o site app.servidor.rs.gov.br.
- Portal do Servidor - Recursos Humanos do Estado
Pode ser acessado por meio deste link e está disponível para servidores ativos e inativos, além de beneficiários de pensões especiais ou previdenciárias. É preciso fazer login com identidade funcional e senha.
- Atendente virtual
O atendente virtual pode ser encontrado no site do Tesouro do Estado, clicando no canto inferior direito da tela e entrando em uma espécie de chat. Para gerar o comprovante nesse canal, servidores ativos e inativos precisam selecionar o serviço “Comp. Rendimentos ano 2023” e usar o login gov.br. Também está disponível para beneficiários de pensões especiais ou previdenciárias.
- Fale conosco
Servidores desligados, exonerados ou com pensões alimentícias, especiais e estatutárias (vitalícias) podem emitir o comprovante na página do Tesouro do Estado, clicando em “fale conosco” e preenchendo o formulário. Em “tipo de assunto”, é preciso escolher “emissão de documentos” e, em seguida, “informe de rendimentos”. Na descrição, os usuários devem solicitar o comprovante de rendimentos ano-base 2023, informar o CPF e anexar cópia do documento de identidade com foto e CPF.
- Área do site da Sefaz para fornecedores e prestadores de serviço
Fornecedores e prestadores de serviço encontram o documento no portal da Sefaz por meio deste link: www.sefaz.rs.gov.br/afe/IRP-COM.aspx.
Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado