Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > MPA em inovação no setor público promove aula inaugural da segunda turma

MPA em inovação no setor público promove aula inaugural da segunda turma

-
MPA virou realidade após a parceria firmada com a Aliança para Inovação, uma instituição acadêmica surgida da união entre PUCRS, UFRGS e Unisinos - Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz

Primeiro encontro reuniu os 25 alunos e parte do corpo docente da pós-graduação, integrado por professores da PUCRS, UFRGS e Unisinos

A jornada de formação da segunda turma do MPA em Inovação e o Novo Setor Público começou nesta terça-feira (16), na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Com a presença do subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, a aula inaugural reuniu os 25 alunos e parte do corpo docente da pós-graduação, integrado por professores da PUC-RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Diferente da primeira turma, que era composta apenas por servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o novo ciclo de capacitação se expandiu para outros órgãos do Estado e da esfera municipal, incluindo funcionários do IPE Saúde, IPE Prev e da Prefeitura de Porto Alegre. A expansão reflete o reconhecimento do curso como uma plataforma para inovação nas políticas públicas.

Segundo Lacher, que também é ex-aluno do programa, a capacitação é um catalisador de novas ideias e uma oportunidade de mudança de chave na visão gerencial do setor público.

“É um curso para enxergar novos horizontes e oportunidades de fazer diferente. Sou um entusiasta desse projeto desde a concepção, que surgiu de uma conversa informal com professores universitários em 2019. Hoje, com a segunda turma, podemos dizer que se tornou uma ferramenta consolidada e de onde ainda partirão muitas ideias aplicáveis no cotidiano da máquina pública”, avalia Lacher.

Os alunos percorrerão um intenso currículo até a conclusão do curso, prevista para o segundo semestre de 2025. A ementa é dividida em três módulos principais - inovação, governo aberto e geração de valor público e escolas estratégicas e liderança inovadora - e distribuída por dez disciplinas. Ao fim do curso, a ideia é que os servidores apliquem os conhecimentos em seus campos de atuação.

Criado dentro do Programa de Inovação do Tesouro (PIT), o MPA virou realidade após a parceria firmada com a Aliança para Inovação, uma instituição acadêmica surgida da união entre PUCRS, UFRGS e Unisinos. Inédito no Brasil, o curso oferece um currículo elaborado com base em entrevistas com gestores da Sefaz, a partir das quais se identificaram competências e habilidades necessárias para atender às demandas da sociedade contemporânea. O financiamento do programa vem dos recursos do Profisco II.

Texto: Ascom Sefaz