Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz e SPGG disponibilizam acesso a ferramenta que combina dados públicos sobre atividade econômica no RS

-
Ferramenta foi apresentada em julho deste ano - Foto: Reprodução/Microsoft Teams

Considerada inovadora, Matriz de Avaliação da Estrutura Produtiva auxilia na análise e na formulação de políticas públicas

Apresentada em julho deste ano, a Matriz de Avaliação da Estrutura Produtiva do Rio Grande do Sul (Maep) já está disponível para acesso por pesquisadores e pela sociedade. A solução digital combina dados públicos e oferece informações sobre a estrutura da atividade econômica no Rio Grande do Sul, auxiliando na avaliação do impacto de investimentos públicos e privados e na formulação de políticas públicas de desenvolvimento e de fortalecimento de setores produtivos.

O acesso se dá por meio do site do Tesouro do Estado ou do site do Departamento de Economia e Estatística (DEE). A ferramenta une registros administrativos agregados pela Receita Estadual, como notas fiscais eletrônicas, a informações das contas nacionais e regionais tabuladas pelo DEE, vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir desses dados, são construídas tabelas que fornecem informações sobre atividades e sobre produtos. A Maep permite conhecer e medir a interação entre diferentes setores da economia e combiná-los com fatores externos ao Estado, detalhando cadeias produtivas.

No link, é possível fazer o download do relatório metodológico, da Matriz de Insumo-Produto (MIP) e da Tabela de Recursos e Usos (TRU), que traz os dados detalhados dos níveis de agregação de centenas de produtos. Entre as informações disponíveis, estão a margem de comércio e de transporte e os impostos referentes a cada atividade, além de dados sobre importação e exportação.

O projeto Maep começou a ser idealizado em 2018 e integra o Programa de Inovação do Tesouro do Estado (PIT). O trabalho passou a ser executado em 2022 e reuniu professores e alunos de pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de consultores seniores. No Rio Grande do Sul, somaram-se as equipes da Sefaz, tanto do Tesouro do Estado quanto da Receita Estadual, e da SPGG.

Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado