Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Alunos do Ensino Médio ampliam conhecimentos sobre economia na Sefaz

Alunos do Ensino Médio ampliam conhecimentos sobre economia na Sefaz

De costas, alunos olham para um retrato de um ex-secretário na parede. Um deles segura um celular para tirar uma foto.
Estudantes estiveram em diferentes espaços do chamado Casarão, onde funciona a sede da Sefaz - Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz

Grupo visitou o prédio-sede da instituição na última sexta-feira (4)

Com um olhar para a economia aplicada à realidade do setor público e outro para as perspectivas do mercado de trabalho, alunos do Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre, estiveram na sede da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (4). Acompanhados pela professora Thaís Cidade, da disciplina eletiva de Economia, os jovens do 3º ano do Ensino Médio conhecerem as principais rotinas da instituição.

A visita foi conduzida pela Divisão de Gestão de Pessoas e do Conhecimento da Sefaz e passou pelos principais gabinetes do Casarão.  Ao conhecerem o prédio histórico localizado na Avenida Mauá, em frente ao Guaíba, os estudantes também testemunharam os impactos das enchentes de 2024 na estrutura do andar térreo.

“Agradecemos a abertura das portas para conhecer um local histórico tão importante e a disponibilidade para repassar tantos conhecimentos ao grupo”, disse a professora Thaís. “Percebemos como todos trabalham de forma coesa em todos os processos de receita, despesa e contabilidade, o que é um aprendizado para a nossa vida escolar também”, complementou.

Ao longo da tarde, foram apresentadas as rotinas da Sefaz pelo subsecretário adjunto da Receita Estadual Edison Moro Franchi, pela subsecretária adjunta do Tesouro do Estado Juliana Debaquer e pelo contador e auditor-geral adjunto Felipe Bittencourt. O auditor do Estado Flávio Longhi, da Cage, também fez uma reflexão sobre a integridade nas escolas públicas, que pode ser uma forma de envolver os estudantes nos debates sobre os gastos públicos. A auditora-fiscal Juliana Rodrigues, do Tesouro, expôs os principais números do orçamento estadual.

Segundo o chefe da Seção de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida, Thayron Gomes Vieira, o objetivo principal foi aproximar os adolescentes das decisões tomadas todos os dias, para que eles pudessem observar, na prática, como a economia é aplicada em temas como orçamento, despesa e receita pública, patrimônio do Estado, impostos e tributação. A diretora do Departamento de Administração, Adriana Oliveira, também acompanhou a visita ao Casarão.

Texto: Ascom