Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual apresenta produtos fazendários em seminário do Banco Mundial
RSS
Notícias
Publicação:

Receita Estadual apresenta produtos fazendários em seminário do Banco Mundial

-
Seminário virtual do Banco Mundial contou com representantes da Receita Estadual - Foto: Reprodução

Painel de Preços Dinâmicos e boletim econômico-tributário que detalha o impacto das enchentes foram citados como iniciativas que contribuem com o desenvolvimento

 

Sabia que os produtos idealizados aqui na Sefaz têm interface com temas internacionais? A convite do Banco Mundial, a Receita Estadual apresentou dois trabalhos desenvolvidos recentemente com base nos dados de Notas Fiscais Eletrônicas – e que chamaram a atenção pelo seu potencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Uma das iniciativas detalhadas foi o Painel de Preços Dinâmicos, ligado ao programa Desenvolve RS. A ferramenta divulga os valores dos alimentos no varejo do Rio Grande do Sul, fornecendo um retrato fiel da dinâmica de mercado e auxiliando os consumidores na busca por economia. Também esteve em pauta o boletim econômico-tributário que detalha os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, analisando o nível de atividade dos estabelecimentos localizados em áreas afetadas.

O trabalho, elaborado pelas divisões de Estudos Econômico-Tributários, de Arrecadação e de Fiscalização, foi detalhado pelos auditores-fiscais Michel Millem Camara e Bruno Rocha Mota. Para eles, o convite foi um reconhecimento de extrema importância para a Receita Estadual:

“Esse vínculo abre portas para novas oportunidades de trabalhos conjuntos, projetos e pesquisas, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social, em sintonia com o engajamento dos pesquisadores do banco”, comemora Michel, que é chefe da Seção de Política Tributária e Desenvolvimento.

O evento serviu para que os especialistas fizessem questionamentos e sugerissem ampliações e aprimoramentos, o que tornou claro o interesse pelo valor e pela originalidade dos produtos fazendários. Para a Receita, foi uma oportunidade de trocar conhecimento, de expor o que já foi alcançado até agora e de identificar novas oportunidades de expansão. A partir desse encontro, estão previstas novas atividades em parceria entre a subsecretaria e a instituição internacional.

O seminário virtual foi organizado e presidido pelo diretor regional para a América Latina e o Caribe do Grupo Prosperidade do Banco Mundial, Oscar Calvo, e pelo economista Gabriel Lara Ibarra, do Grupo da Pobreza e Equidade. A instituição internacional também teve representantes de outros grupos, como o de Macroeconomia, Economia do Desenvolvimento e da Comunidade de Prática de Pagamentos Governo-para-Pessoas. O trabalho dessas equipes está voltado para a análise de políticas públicas, em especial as políticas fiscais e seus impactos no bem-estar da população e das empresas. 

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda