Tesouro do Estado apresenta a cartilha ‘Design de Novos Negócios com Dados Governamentais’ no ENEGEP 2024
O Tesouro do Estado apresentou a cartilha ‘Modelo de Referência para Design de Novos Negócios com Dados Governamentais’ e a plataforma digital Serviço de Informações Gaúchas (SIGa) na 44ª edição do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).
A cartilha apresenta um modelo para desenvolvimento de novos negócios com base em dados governamentais, resultado de uma colaboração entre instituições públicas e parceiros privados. Desenvolvida a partir de modelos de inovação da literatura e de um caso prático realizado como piloto no Estado do Rio Grande do Sul, esta proposta visa superar os desafios que permeiam a utilização eficaz de dados públicos para impulsionar soluções criativas e o crescimento econômico.
Durante a participação do Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Júlio Neves, responsável pela Seção da Qualidade do Gasto, e de Jeferson Padilha, assessor de inovação do Tesouro, também foi detalhado o projeto piloto que gerou o conteúdo da cartilha: o SIGa Veículos.
“Com essa ação o governo do Estado avança nas conexões com o setor privado, universidades e diversos parceiros para atender à crescente demanda por dados personalizados para diferentes serviços de alto valor agregado, preservando o sigilo pessoal ou resguardado por lei, mas que atendem às demandas por novos conhecimentos ou desenvolvimento de tecnologias do mundo moderno”, explica o assessor de inovação do Tesouro.
O piloto foi desenvolvido no âmbito do projeto Design de Novos Negócios com Dados Governamentais do Programa de Inovação do Tesouro do Estado (PIT), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco II).
O projeto conta com uma governança representativa, com a participação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RS), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Secretaria da Casa Civil (CC), bem como o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Procergs).
No caso prático citado durante o painel e na cartilha, foram considerados os dados do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) para a criação do serviço de “Movimentação de veículos financiados em depósitos do RS”.
O serviço oferecido visa simplificar o processo de verificação da situação de veículos, em situações de busca e apreensão, por instituições financeiras que detêm o gravame do veículo em contratos de financiamento. Através de um sistema de consulta em lote utilizando uma API, é possível obter informações atualizadas sobre identificação e localização do depósito no RS onde se encontra o veículo, as datas de entrada e saída do veículo, imagens do veículo e as despesas totais a serem pagas para a retirada do veículo.
A cartilha busca auxiliar órgãos públicos interessados em explorar oportunidades de negócios digitais com base na oferta de serviços, utilizando os dados disponíveis em suas bases. “Tais negócios beneficiam toda a sociedade, proporcionando uma redução significativa nos impactos ambientais e sociais, criando empregos, fomentando a inovação e elevando a competitividade das empresas contratantes. Além disso, valorizam os dados como ativos intangíveis das instituições públicas, possibilitando uma melhor definição de políticas e a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo no Estado”, afirma o Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Gerente do Projeto e responsável pela Seção da Qualidade do Gasto, Júlio Neves.
Também participaram do painel ‘Service Ecosystem: Tendências e Oportunidades para a Engenharia de Produção’ as professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Dra. Maria Cannarozzo Tinoco e Dra. Camila Costa Dutra, que integram a equipe responsável pela formulação da cartilha e o gerente de novos negócios da Procergs, Gilson Chiapinotto.
O ENEGEP reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Constitui-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional, além de promover a integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. A edição 2024 foi no campus Porto Alegre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Nos próximos dias a cartilha e um vídeo com o detalhamento do projeto serão disponibilizados no site do SIGA.
Texto: Juliane Kerschner / Ascom Sefaz