Invest RS e Tesouro do Estado alinham elaboração de projetos e políticas de desenvolvimento

O Tesouro do Estado realizou na última semana uma reunião de trabalho com a Invest RS, com o objetivo de apresentar suas infraestruturas que podem auxiliar para a construção de políticas de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. A agenda foi a primeira entre órgão e a agência de desenvolvimento, marcando o início da relação entre as equipes. Na oportunidade, o Tesouro apresentou as potencialidades dos seus projetos que colaboram com o desenvolvimento econômico do Estado, como a Matriz de Análise da Estrutura Produtiva do Estado (MAEP), o Programa de Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas (PFP) e ainda as novidades do Programa de Inovação do Tesouro (PIT).
A Matriz de Insumo-Produto que foi elaborada pelo projeto MAEP se refere ao ano de 2019. A compatibilidade da metodologia utilizada com a que foi utilizada na matriz referente ao ano de 2008 permite a análise de decomposição estrutural, que se trata de um comparativo entre as duas matrizes. Foi apresentado um exemplo de análise de impacto e uma análise de decomposição estrutural relativa ao valor adicionado, que poderão contribuir no trabalho de captação de investimentos realizados pela Invest RS.
O Tesouro também apresentou o Programa de Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas (PFP), mostrando algumas das conclusões de trabalhos que tiveram destaque no programa, com estudos nas temáticas de saúde, agronegócio e novos negócios.
Por fim, foi apresentado o Programa de Inovação do Tesouro (PIT), que atua a partir de um processo colaborativo e de cocriação com parceiros externos elevando a cultura de inovação nos ambientes internos e guiado por sete eixos: Governança Colaborativa, Inovação Fiscal, Relação com Cidadão, Equilíbrio Financeiro, Desenvolvimento Econômico e Social, Inovação Tecnológica e Qualidade do Gasto. Na oportunidade, foi feito o convite a todos os integrantes da Invest RS a prestigiarem o 1º Desafio de Inovação Aberta do Tesouro do Estado que ocorrerá na próxima quinta-feira (10), a partir das 18h36, no palco RS Innovation do South Summit, onde ocorrerá a apresentação do Desafio a todo ecossistema de inovação presente bem como a data do desafio.
Ainda na reunião com a Invest foi apresentado um dos principais cases do PIT, que também será compartilhado no South Summit Brazil e se trata de um projeto que aponta caminhos para redesenhar processos e soluções em alimentação escolar. O projeto foi desenvolvido com o suporte técnico da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Semana de Inovação, que ocorreu em outubro de 2024, sendo um dos seis selecionados dentre outros problemas/desafios que haviam sido apresentados à ENAP. Todo trabalho elaborado pela equipe multidisciplinar que contou com membros do Tesouro, Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Secretaria de Educação e Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, foi sintetizado em uma
apresentação de pitch reverso de 15min que será compartilhado com todos os presentes no dia do evento.
O encontro foi realizado na última quarta-feira (2), na sede da agência, criada recentemente pelo governo do Estado com o propósito de promover o desenvolvimento econômico por meio da atração de investimentos e da promoção comercial.
O Tesouro do Estado esteve representado no encontro pelo subsecretário Eduardo Lacher, que valorizou a oportunidade desta aproximação com a agência de desenvolvimento, salientando que este é apenas o primeiro de uma série de encontros: “É um importante momento para colocar em prática os relevantes estudos que realizamos ao longo dos anos no Tesouro do Estado. Estamos à disposição para colaborar com plataformas que impulsionem o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, nosso principal objetivo é que a alocação de recursos públicos se dê da forma mais racional possível, gerando os melhores resultados efetivos do ponto de vista econômico e social”, destacou.
Participaram do encontro, o chefe da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto (DQGE), Marcos Antonio Bosio; o coordenador do Comitê de Programação Orçamentário e Financeira (CPROF), Frederico Montal; o chefe da Seção de Qualidade do Gasto, Júlio Neves; e os servidores Fernando Lara e Luciano Flores, que participam do gerenciamento dos projetos. A comitiva do Tesouro foi recebida pela diretora de Estratégia e Inteligência da Invest RS, Caroline Bücker; pelo Gerente de Estratégia, Sérgio Müller - Gerente de Estratégia; pelo Gerente de Inteligência, Rafael Spengler; pelo analista de Estratégia, Guilherme Hermann; e pelos analistas de Inteligência, Gabriela Petry e Gabriel Ribeiro.
Um conjunto de novas agendas foi estabelecido para a sequência da parceria, com destaque para interação do Tesouro do Estado com o desenvolvimento do Portal de Dados da InvestRS.
Texto: Kevin Oswaldt/Ascom Sefaz