Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Divulgados índices provisórios do ICMS dos municípios para 2012
RSS
Notícias
Publicação:

Divulgados índices provisórios do ICMS dos municípios para 2012

Divulgados índices provisórios do
ICMS dos municípios para 2012

 

        A Secretaria da Fazenda publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o Índice de Participação dos Municípios (IPM), apurado pela Receita Estadual. Publicados no dia 19, os índices espelham, de forma provisória, a participação de cada município no produto da arrecadação do ICMS para o ano de 2012, pois, pela legislação, os municípios têm o prazo de 30 dias (a partir da publicação) para apresentar recurso, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações prestadas pelos contribuintes.

        Para a definição dos valores foram usados dados relativos a 2010, à exceção do Valor Adicional Fiscal (VAF), que considera os exercícios de 2009 e 2010. Já o cálculo da Média da Produtividade Primária considera os dados dos últimos três anos.

         O VAF é a diferença entre as saídas e as entradas de mercadorias e serviços realizados pelos contribuintes do ICMS num determinado município em período anual e identifica o comportamento econômico dos setores submetidos ao imposto. 
      O índice de participação dos municípios está disponível no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaMenu.aspx?MenuAlias=m_dwn_ipm_2012).

Entendendo o IPM
A Constituição Federal (CF) determina que os Estados repassarão aos municípios 25% do ICMS arrecadado. O IPM, apurado pela Receita Estadual, é utilizado para aferir a participação de cada município neste repasse.

Como é calculado:
A participação de cada município na parcela da receita do ICMS é calculada com base em diversos critérios, legalmente definidos, sendo que o Valor Adicionado Fiscal é a variável mais importante do índice, correspondendo a 75% do seu valor. Outras variáveis, com seus pesos correspondentes, são: população (7%), área (7%), número de propriedades rurais (5%), média da produtividade primária (3,5%), relação inversa ao valor adicionado fiscal "per capita" (2%) e ações de parcerias Estado/Municípios (0,5%).

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda