Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Banrisul lança nova tecnologia para emissão da Nota Fiscal Eletrônica ao consumidor
RSS
Notícias
Publicação:

Banrisul lança nova tecnologia para emissão da Nota Fiscal Eletrônica ao consumidor

Banrisul lança nova tecnologia para emissão da Nota Fiscal Eletrônica ao consumidor

A nova tecnologia foi demonstrada num equipamento POS VERO NFC-e A nova tecnologia foi demonstrada num equipamento POS VERO NFC-e - Foto: Divulgação/Banrisul - Download HD (1,64 MB)

O Banrisul apresentou nesta terça-feira (16) uma tecnologia inovadora que emite notas fiscais eletrônicas para o consumidor e, ao mesmo tempo, efetua a operação de pagamento com cartões de crédito e débito, cheque ou dinheiro. O lançamento ocorreu na sede do Banco, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, do secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, do diretor-presidente da Banrisul Cartões, Bolivar Moura Neto, além de diretores e representantes das empresas e áreas envolvidas com o projeto.

De acordo com Túlio Zamin, o novo produto oferece uma vantagem competitiva para a rede de máquinas da Vero. “A tecnologia traz inovação e conforto para as operações de compra e venda no comércio gaúcho, além da segurança e estabilidade”, frisou.

Para o secretário estadual da Fazenda, o lançamento da solução tecnológica valoriza o Banrisul como instituição financeira de ponta no cenário nacional. “O produto, que é inovador, irá beneficiar, principalmente, o pequeno comerciante, na emissão da nota fiscal eletrônica ao consumidor”, salientou Odir Tonollier.

A tecnologia
A tecnologia utiliza o equipamento POS VERO NFC-e, que possibilita a emissão de notas fiscais eletrônicas para o consumidor diretamente no POS, ao mesmo tempo em que permite efetuar transações de pagamento com cartões de débito e crédito, cheque ou dinheiro.

Essa tecnologia utiliza um software desenvolvido em parceria com as empresas VeriFone e 3ia, oferecendo aos varejistas um sistema que permite ao estabelecimento adequar-se à nova legislação estadual (Decreto nº 51.245 de 05/03/2014), que prevê a obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), em substituição aos cupons emitidos pelas impressoras fiscais. As empresas do varejo têm prazo de dois anos para adequar-se à nova legislação.

Benefícios ao logista e consumidor
O projeto NFC-e é uma solução totalmente eletrônica para os atuais cupons fiscais. Caso o consumidor prefira imprimir, receberá o documento com QR-Code, contendo os dados fiscais da compra.

Já o comércio varejista (pequeno, médio ou grande porte), que vende diretamente ao consumidor, terá o beneficio de emitir um único documento na máquina de POS VERO NFC-e, sem a necessidade de outro equipamento para registrar e imprimir o cupom fiscal.

Isso vai reduzir os custos de impressão e de tecnologia, eliminar a necessidade de dois tipos de máquina (uma para registrar os dados fiscais e outra para o pagamento em cartão), além de dar flexibilidade para o lojista que utiliza o POS como caixa de pagamento móvel. O sistema também permite que a compra seja paga por meio de cartões, cheque ou dinheiro na mesma máquina POS que emite a nota fiscal.

Para adquiri o novo sistema
Para o novo sistema, é necessário um terminal de POS (máquina de cartão da VERO), conectado à internet, e o Certificado Digital do estabelecimento, que deve ser solicitado junto ao Banrisul. Para obter a nova tecnologia POS VERO NFC-e, os comerciantes deverão procurar uma agência do Banrisul. Inicialmente, o novo sistema será disponibilizado para a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda