Secretaria da Fazenda lança livro para marcar seus 125 anos de atuação
Secretaria da Fazenda lança livro para marcar seus 125 anos de atuação
21/03/2015 às 10:57 Órgão tem papel histórico no desenvolvimento econômico e social do RS - Foto: Divulgação/Sefaz - Download HD (121,00 kB)
Para marcar a passagem dos 125 anos de atuação, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) apresenta, na próxima quarta-feira (25), livro alusivo à data organizado pelo Sindifisco. O ato ocorre no hall de entrada da Secretaria, na Avenida Mauá, 1155, às 11 horas. A obra Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul – 125 anos de História foi editada pelo Centro de Memória da Sefaz, vinculado ao sindicato que representa os auditores fiscais do Estado.
Atual titular da Fazenda, Giovani Feltes ressalta o papel histórico da pasta ao desenvolvimento econômico e social do Estado ao longo de décadas. "É importante que o cidadão tenha consciência que toda e qualquer presença do Estado na sua vida tem como ponto de partida uma ação da Fazenda em viabilizar os recursos necessários para a execução desta política pública. Quando dispomos dos serviços de saúde, da escola dos nossos filhos, do atendimento da saúde e na melhoria das nossas estradas, é sinal que a administração tributária foi o ponto de partida", disse o secretário.
Feltes ressalta ainda o quando a atuação dos funcionários da secretaria que comanda é determinante num momento de crise nas finanças, como o que atualmente o RS atravessa. “Nosso quadro é uma referência para o pais em termos de eficiência na arrecadação e na boa gestão dos gastos. Precisamos e temos condições de uma melhoria contínua nestas tarefas”, destaca. Para o secretário, aos poucos a sociedade passa a perceber melhor a missão dos serviços fazendários: "Não somos meros arrecadadores de tributos. A Fazenda é o ponto de partida de um Estado melhor que queremos deixar para as futuras gerações".
O ato de criação da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul foi assinado pelo então governador Julio Falcão da Frota em 21 de março de 1890 para organizar os serviços de administração tributária. Diante disso, à época, foram criadas três secretarias: além da Fazenda, o Ato nº 141 estabeleceu as pastas de Agricultura e Obras e a do Interior. Passados 125 anos, a Fazenda hoje está estruturada em todos as regiões do RS e conta com cerca de três mil servidores.
Com áreas de atuação definidas através do trabalho da Receita Estadual, Tesouro e CAGE (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado), a Secretaria da Fazenda tem sua estrutura básica disposta pelo Decreto nº 47.590, de 23 de novembro de 2010. O mesmo decreto também define suas áreas de competência.
Mais informações estão disponíveis no site www.sefaz.rs.gov.br