Encontro com a Pastoral da Saúde reforça ações de cidadania fiscal
Integrantes do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/RS) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (14), com a coordenação estadual da Pastoral da Saúde, organismo de ação social vinculado à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), para reforçar a participação das entidades nas ações de cidadania fiscal. O encontro correu na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e contou com a participação de representantes de outros hospitais e representantes das paróquias da Igreja Católica.
Além de discutir temas vinculados a programas de educação fiscal organizados pelo GEFE/RS, a reunião discutiu caminhos para ampliar a conscientização sobre a função social dos tributos e a importância da solidariedade dos cidadãos no combate à sonegação e a importância de ampliar a participação dos cidadãos no seu combate. O apoio que as entidades que atuam na área da saúde recebem do Estado pelo programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) foi ressaltado no encontro. Neste ano, já foram repassados R$ 6,7 milhões para as entidades credenciadas ao programa, incluindo as organizações que atuam nos setores da educação e assistência social.
O coordenador da NFG para a área social das entidades, Adelar Vendruscolo, ressaltou a importância do cidadão pedir a nota fiscal em suas compras. “Para o programa, ao solicitar a nota com CPF o contribuinte tem certeza que o tributo daquela compra vai chegar até o Estado e também estará ajudando as entidades cadastradas. É uma rede de solidariedade que se forma”, destacou ele.
Nos últimos dois anos, a Santa Casa recebeu perto de R$ 112 mil da NFG. De acordo com a coordenadora do Departamento de Projetos da Santa Casa, Rosana Peres, os valores que o hospital está recebendo do programa são importantes para atender demandas como reposições de materiais, móveis, coisas que influem diretamente no atendimento aos pacientes.