Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Educação Fiscal é assunto de seminários no interior do estado

Educação Fiscal é assunto de seminários no interior do estado

Sefaz receita
O 5º Seminário de Educação Fiscal de São José do Norte, ocorrido na última quinta-feira, com o tema “Educação Fiscal, uma lição de cidadania’’, contou com palestras de Vanessa Waltzer Timm - Foto: Divulgação/Receita

Visando proporcionar mais responsabilidade, comprometimento e informação sobre a importância do pagamento de tributos, a Receita Estadual vem intensificando sistematicamente o debate sobre Educação Fiscal. O êxito da iniciativa vem resultando na realização de diversos projetos e seminários em municípios do Rio Grande do Sul. Nas últimas semanas, por exemplo, ocorreram eventos em São Miguel das Missões, Água Santa, Venâncio Aires e São José do Norte. Confira abaixo mais detalhes!

São Miguel das Missões

O Seminário Regional de Educação Fiscal de São Miguel das Missões contou com a participação de 300 pessoas de 40 municípios da região, incluindo professores, alunos, servidores municipais e comunidade local. Randal Guimarães, coordenador do GEFE/RS, Joaquim Henrique John de Oliveira, delegado da Receita Estadual de Santo Ângelo (9ª DRE), e Thiago Augusto Cardoso, da Delegacia do Trânsito de Mercadorias, palestraram no evento. Alguns dos temas abordados foram Educação Fiscal, Nota Fiscal Gaúcha, Programa de Integração Tributária e Turmas Volantes Municipais.

Água Santa

Em Água Santa, o delegado adjunto da Receita Estadual de Passo Fundo (5ª DRE), Rogério Biondo, proferiu a palestra "Exercendo a Cidadania com a Nota Fiscal" para professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Raimundo Damin, secretários municipais, administradores públicos, funcionários públicos e população em geral. A palestra buscou fomentar a cidadania fiscal apresentando o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), explicando suas funcionalidades desde o cadastramento até a premiação dos participantes.

Venâncio Aires

O 1º Seminário de Educação Fiscal de Venâncio Aires, realizado na semana passada, surpreendeu pelo público presente, com participação de representantes de 30 municípios gaúchos. O delegado da Receita Estadual de Santa Cruz do Sul (7ª DRE), Luiz Augusto Wickert, palestrou no evento e destacou a importância do exercício da cidadania e da conscientização da população sobre a importância dos tributos.

São José do Norte

O 5º Seminário de Educação Fiscal de São José do Norte, com o tema “Educação Fiscal, uma lição de cidadania’’, contou com palestras de Vanessa Waltzer Timm (6ª DRE - Pelotas) e Pedro Ernesto Lassance Moreira (chefe da Agência de Rio Grande). Os temas abordados foram Nota Fiscal Gaúcha, Programa de Educação Fiscal, Economia Regional, Finanças Públicas e Reforma Tributária.

Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual