Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Gincana de educação fiscal tem 60 escolas participantes
RSS
Notícias
Publicação:

Gincana de educação fiscal tem 60 escolas participantes

sefaz receita gincana movimenta rs
A próxima etapa são as competições entre as escolas em cada município, com o desenvolvimento de cinco atividades - Foto: Divulgação

A Gincana Movimenta RS, organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do RS (Gefe/RS) das Secretarias da Fazenda e da Educação, contará com a participação de 60 escolas estaduais e municipais espalhadas por 30 municípios gaúchos. As inscrições encerraram no fim de julho. A competição entre as instituições visa desenvolver e promover a educação fiscal e a cidadania no estado.

A próxima etapa são as competições entre as escolas em cada município, com o desenvolvimento de cinco atividades que terão duração até dia 31 de outubro. Cada atividade terá pontuação específica, conforme regulamento, que serão avaliados pelas prefeituras/GEFM ou Secretaria municipal de Educação de cada município. A escola campeã de cada município passa para a etapa estadual, onde serão analisados os projetos de educação fiscal construídos. A divulgação dos três projetos vencedores será no dia 3 de dezembro.

Segundo o coordenador do GEFE/RS, Randal Guimarães, a gincana é uma forma de promover o conhecimento sobre a importância da educação fiscal em diversas comunidades do Estado. “Queremos construir em cada participante esse espírito de cidadania e conscientizar as pessoas sobre o seu papel para o bom funcionamento do poder público”, ressaltou. Randal também destacou que é uma oportunidade de disseminar, ainda mais, o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e incentivar as pessoas a pedirem o CPF na nota fiscal.

 

Competição por etapas

Na primeira atividade cada instituição terá que criar um projeto de educação fiscal em sua comunidade, buscando um resultado financeiro no qual a redução de custos ou incremento de receita sejam significativos. A segunda etapa são ações de divulgação, que devem transcorrer ao longo da competição. O objetivo é a disseminação dos conceitos da educação fiscal e consciência social por meio de fotografias e material audiovisual voltadas as atividades de cidadania realizadas pela escola.

A terceira ação diz respeito ao incentivo do cadastro de cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), com a habilitação de cinco entidades que serão beneficiadas com o repasse de recursos dos tributos. A quarta atividade é a revitalização de bens públicos, que consiste em cada escola procurar locais que necessitem de cuidados. A quinta e última etapa é que os alunos participantes deverão produzir uma redação com o tema “Educação fiscal e consciência social: a importância do professor na formação da cidadania fiscal”.

 

Instituições participantes

As escolas são dos municípios de: Aceguá, Alecrim, Barão, Barão do Cotegipe, Barão do Triunfo, Bento Gonçalves, Boa Vista do Buricá, Braga, Caibaté, Canela, Carazinho, Encantado, Estação, Imigrante, Itaqui, Liberato Salzano, Nova Candelária, Novo Tiradentes, Porto Alegre, Porto Lucena, Progresso, Santa Bárbara do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santiago, São José do Ouro, São Valentim, Senador Salgado Filho, Sertão Santana, Sete de Setembro e Tapes.

 

Texto: Ascom Fazenda

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda