Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Gol manifesta interesse em ampliar número de voos regionais ligando o interior do RS a Guarulhos

Imagem escrito últimas notícias
- - Foto: Divulgação Sefaz

Proposta foi apresentada na segunda-feira (5/4) ao governador Eduardo Leite

Para buscar maior adesão das companhias aéreas à aviação regional do Rio Grande do Sul, o governo aperfeiçoou, no final de 2019, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Desde então, o Estado tem recebido propostas de companhias aéreas que desejam ampliar a oferta de voos no Rio Grande do Sul.

Uma delas é a Gol Linhas Aéreas que, na segunda-feira (5/4), manifestou interesse em fazer voos regulares, ainda neste ano, a partir das cidades de Pelotas e Uruguaiana diretamente para São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, três vezes por semana. E, a partir do próximo ano, a companhia aérea pretende incluir Santo Ângelo e Santa Maria, também três vezes por semana e com destino ao aeroporto de Guarulhos.

“Sabemos que o aeroporto de Guarulhos é um dos mais movimentados da América do Sul, da América Latina, e conecta dali para o resto do mundo e para diversos destinos nacionais. E assim, vamos colocando cada vez mais o Rio Grande do Sul em um contexto nacional e global, facilitando o acesso às diversas regiões do nosso Estado. Fazendo essa conexão com o Brasil e com o mundo, impulsionamos o desenvolvimento de todo o Rio Grande do Sul. É uma notícia muito positiva e vamos continuar trabalhando para que, cada vez mais, o RS esteja conectado, ajudando a desenvolver cada uma das nossas regiões”, destacou o governador Eduardo Leite, em vídeo publicado nas redes sociais.

Os secretários Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Juvir Costella (Logística e Transportes) vão analisar a proposta entregue pela empresa para avaliar o pedido de adesão ao marco regulatório já existente.

Atualmente, a Gol oferece rotas a partir de Caxias do Sul (interrompidas devido ao coronavírus) e de Passo Fundo (também interrompidas devido às reformas que ocorrem no aeroporto da cidade). A expectativa é de que o serviço volte a ser ofertado a partir de maio.

O Estado já conta com rotas regionais ligando a capital gaúcha ao interior do Rio Grande do Sul, que serão ampliadas ainda no primeiro semestre de 2021. Com o anúncio da Gol a respeito da intenção de aderir ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), o RS poderá ver ampliado o número de voos regionais ligando o interior do Estado a São Paulo.

Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional tem o intuito de promover o crescimento econômico, social e turístico do Rio Grande do Sul com a ampliação das rotas de voos regulares e a qualificação dos aeroportos regionais. Criado em outubro de 2015, o PDAR-RS já resultou na criação de seis novas rotas entre Porto Alegre e o interior, nas cidades de Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas.

Apenas nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria, a Secretaria de Logística e Transportes – por meio do Departamento Aeroportuário (DAP) – investiu mais de R$ 7 milhões durante os primeiros quatro anos do PDAR-RS. Os recursos foram utilizados na construção de terminais de passageiros, na recuperação de pistas de pouso e decolagens e em diversas melhorias, como reformas de seções contra incêndio, compra de equipamentos e veículos.

Em 2019, o governo publicou o decreto 54.685, que prevê a redução de base de cálculo na compra de querosene de aviação no RS. O texto possibilitou que a alíquota do combustível caísse a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, da disponibilidade de assentos e da frequência de voos.

O benefício entrou em vigor em janeiro de 2020. Desde então, representantes de companhias aéreas, como a Gol e a Azul, que já opera com seis voos regionais no Estado, anunciaram a intenção de ampliar a oferta de voos e de municípios gaúchos atendidos.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom