Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Servidores fazendários são recepcionados pelo governador Eduardo Leite
RSS
Notícias
Publicação:

Servidores fazendários são recepcionados pelo governador Eduardo Leite

Foto do governador durante posse virtual
Governador faz saudação de abertura da posse de novos servidores da Sefaz - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A equipe da Secretaria da Fazenda ganhou o reforço de 45 novos servidores na tarde desta quarta-feira (5). Em solenidade virtual, foram empossados 25 Auditores Fiscais da Receita Estadual (AFREs), 17 Auditores do Estado (AEs) e três Técnicos Tributários da Receita Estadual (TTREs) nomeados no mês de abril. O ato dá continuidade a um importante processo de renovação das carreiras iniciado em fevereiro.

Os novos fazendários foram recepcionados pelo governador do Estado, Eduardo Leite, que resgatou o sentido de ser servidor público e contextualizou o importante trabalho da Fazenda ao viabilizar o planejamento das políticas públicas.

“Tenham sempre em mente e nos corações a verdadeira missão para a qual escolheram guiar as suas vidas, para que estejam conectados a esse sentimento. A Secretaria da Fazenda não é uma secretaria finalística, mas é uma secretaria-meio fundamental. Sem auferir receitas e controlar a aplicação da despesa, dos recursos, não há sustentação para nenhuma outra política pública finalística do Estado. E a tarefa de recolher impostos é fundamental para que tenhamos um Estado sustentável, com equilíbrio nas contas, e, assim, capaz de planejar políticas públicas que farão a diferença na vida da sociedade. A Secretaria da Fazenda tem tudo a ver com todas as políticas públicas do Estado, e vocês, como servidores públicos, terão oportunidade de contribuir para que tenhamos novas façanhas no nosso dia a dia, ao conseguir contornar uma situação tão dramática como a do RS, e isso tem sido feito por conta da dedicação dos servidores da Sefaz”, disse o governador gaúcho.

Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual (RE) e presidente do Conselho Superior da RE, destacou que a Sefaz é uma instituição tradicional, essencial e qualificada, onde há espaço para que todos contribuam para que o Estado cresça de forma sustentável e inovadora. Também convidou aos que estão assumindo essa missão para que o façam com espírito otimista e colaborativo. “Nosso desafio é trabalhar muito e com gana, para superar as expectativas da sociedade como um todo, que é para quem a gente está prestando um serviço público”, enfatizou.

O contador e auditor-geral do Estado e presidente do Conselho Superior da Cage, Rogério da Silva Meira, ao enumerar o universo de atuação do Controle Interno junto a quase 80 órgãos e entidades do RS, garantiu que o ingresso de novos servidores no quadro agregará valor à administração, seja prestando informações financeiras e contábeis, aumentando a transparência das contas públicas ou combatendo a corrupção.  “Estamos plenamente convictos de que a presente reposição possuiu uma relação custo-benefício completamente favorável ao Estado e contribuiu para o esforço de ajuste fiscal, porque desenvolvemos diversas ações que direta ou indiretamente acabam gerando maior economia e evitando prejuízos e desperdícios”, assegurou.

Encerrando a cerimônia, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, reforçou a relevância e a abrangência das atividades fazendárias e desejou que aos servidores que hoje se juntaram ao esforço de reconstrução e desenvolvimento de nosso Estado sintam-se felizes e realizados na instituição. “Sou testemunha diária do que eu sempre escutei falar, que é a seriedade, a qualidade ética, o comprometimento e a capacidade de inovação desta Casa. Espero, sinceramente, que todos sintam o que eu sinto, que é orgulho de estar participando desta história de Secretaria de Fazenda”, finalizou.

A videoconferência contou também com a presença do secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luís Tonetto, do subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, do corregedor-geral, Mario Wünderlich, demais integrantes da Equipe Diretiva, servidores, representantes sindicais e familiares dos empossados. Ao todo, 770 pessoas acompanharam o evento.

Os novos servidores iniciam curso de formação nessa quinta-feira (6/5). Até o dia 17/5, assistirão a uma série de palestras que buscam transmitir conhecimentos gerais e promover a integração organizacional. Após a lotação, o intenso processo de treinamento continua com conhecimentos específicos da área de atuação, que podem estar relacionados à arrecadação, à gestão financeira, ao controle, à administração ou à tecnologia da informação.

Neste ano, já haviam ingressado na Sefaz 68 AFREs, 1 AE e 92 TTREs. Assim, são 206 novos fazendários que passam a contribuir, em 2021, com a missão institucional de gerir as finanças públicas do Estado para o desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

 

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda