Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Seminário marca o encerramento da 1ª edição do Curso de Extensão de Educação e Cidadania Fiscal

- - Foto: Divulgação/Sefaz

Ocorreu, na última segunda-feira (27/9), o seminário de encerramento e compartilhamento de dados sobre os trabalhos finais do Curso de Extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social”. Ao todo, nove trabalhos foram apresentados pelos alunos que partilharam suas pesquisas e aprendizados do curso, promovido pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), em parceria com a Receita Estadual e o Instituto Justiça Fiscal.

A professora da Univates, Tatiele Kuntz, abriu o evento agradecendo às entidades parceiras pela promoção e organização da primeira edição do curso de extensão. A professora apresentou os dados da conclusão do curso, que registrou 48% de aprovação entre os 79 alunos inscritos. Tatiele também mostrou o resultado da pesquisa de avaliação sobre o curso que foi aplicada aos alunos, destacando que a pergunta sobre o conteúdo abordado não recebeu nenhum retorno negativo, com índices de 32% como “bom” e 68% como “ótimo”.

A professora Maria Regina Duarte, representando o Instituto Justiça Fiscal, ressaltou que o curso cumpriu com seu propósito, pois a oficina da cidadania fiscal envolve a troca e a interação, e parabenizou todos os alunos pelo êxito.

João Carlos Loebens, chefe da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual, complementou que o título do curso de extensão é muito significativo e atual e, em nome da Instituição, agradeceu à Univates pela iniciativa e à equipe da organização do curso. Na sequência, passou a palavra aos alunos, que iniciaram as apresentações dos trabalhos.

Confira os trabalhos apresentados na relação abaixo.

Aluno

Título do trabalho

Milena Rosa

O impacto dos impostos regressivos na geração de desigualdade social: percepção dos acadêmicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Wagner Barbosa Pedrotti

Cadastramento e recadastramento imobiliário para o IPTU: análise empírica de um caso de sucesso em Pelotas/RS

Cátia Gomes

Desmistificando o tributo: vilão ou herói?

Francisca Sausen Welter

A tributação sobre os minérios brasileiros

Francielle Bücker

Elaboração de uma atividade online e aplicação em reunião para os conselheiros do CACS-FUNDEB no Município de Imigrante

Giane Maria Zago

Educação Fiscal: tributos e sua função social, cidadania e solidariedade tributária

Caroline Bardelotto Pelissa

Reforma tributária e igualdade social

Sabrina Tascheto Tamiosso

Relevância dos tributos para a materialização do bem comum: bens e serviços públicos

Sabrina Henz e Denise Goldmeier Mattes

Entenda o novo FUNDEB: um card digital para disseminação do conhecimento aos profissionais da educação de Teutônia/RS

O curso de extensão

A primeira edição do curso de extensão “Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social” é uma promoção da Univates, em parceria com a Receita Estadual e o Instituto Justiça Fiscal. O curso teve início no dia 20 de maio com palestras do professor Marciano Buffon, sobre o tema “Democracia e sua relação com a Justiça Fiscal e Social”, e do Auditor-Fiscal da Receita Estadual João Carlos Loebens, sobre o tema "Corrupção Pública e Privada e os Impactos na Oferta de Bens e Serviços Públicos em Tempos de Pandemia".

O curso foi realizado na modalidade a distância, sem atividades presenciais, através da plataforma de ensino do ambiente virtual da universidade, e foi estruturado com a palestra de lançamento e mais dez aulas, sendo que cada disciplina teve avaliação própria com questões objetivas e atividades subjetivas, com a entrega de um trabalho final. O curso ocorreu no período de 20 de maio a 20 de agosto, com carga total de 60 horas-aula.

Texto: Ascom Sefaz/ Receita Estadual