Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Gestores de Tecnologia da Sefaz detalham projetos de modernização na Cogef-TI
RSS
Notícias
Publicação:

Gestores de Tecnologia da Sefaz detalham projetos de modernização na Cogef-TI

Gestores de Tecnologia da Sefaz detalham projetos de modernização na Cogef-TI
Gestores de Tecnologia da Sefaz detalham projetos de modernização na Cogef-TI - Foto: Robson Nunes/Ascom-Sefaz

Primeiro do ciclo de palestras da Comissão de Gestão Fazendária foi dedicado às iniciativas de Tecnologia da Informação

O primeiro dia da 55ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef) teve como tema central as ações e projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) implementadas nas secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. Realizada no Novotel, na zona norte de Porto Alegre, a Cogef-TI (que antecede os demais dias do evento) reuniu dezenas de gestores públicos de todo o Brasil e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na palestra de abertura, os gestores de TIC da Fazenda gaúcha apresentaram a estrutura, o funcionamento e os investimentos vinculados aos departamentos responsáveis pela informatização da pasta. Atualmente, o aparato estrutural da Sefaz está amparado por dois data-centers – localizados na sede da Sefaz-RS e na Procergs. Referência nacional, a estrutura tecnológica da Sefaz, inclusive, autoriza diariamente mais de 1,5 milhões de notas fiscais oriundas de diversos entes federativos.

Na primeira parte da apresentação, André Facchini, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Sefaz-RS, fez um breve resumo do funcionamento e da divisão de responsabilidades entre as áreas ligadas à TIC. Na ramificação do organograma, o Detic fica responsável, entre outras tarefas, por toda a infraestrutura computacional e pelo suporte técnico aos servidores. O departamento realiza mais de 21 mil atendimentos técnicos por ano.

Facchini também detalhou os investimentos que estão em execução pelo Profisco II. No rol de projetos, está o fortalecimento das ferramentas da análise de dados e plataformas de Inteligência de Mercado (BI). Em paralelo, seguem ocorrendo os aportes ao Receita Orientada a Dados (ROD), principal projeto do financiamento junto ao BID. Com o ROD, o objetivo é, além de possibilitar a implementação de várias soluções analíticas de negócio, executá-las em apenas uma fração do tempo necessário considerando a estrutura atual. Além dos investimentos em infraestrutura, a meta do Detic é renovar mais de 80% do parque de estações de trabalho da Sefaz-RS até o final deste ano.

Em outra frente, o departamento central de TIC da Sefaz vem ampliando o volume de investimento na área de segurança cibernética e proteção de dados. Para Facchini, esse é um pilar fundamental das estruturas fazendárias em todo o país. “Os recentes episódios de invasão a sistemas, principalmente em órgão públicos, nos mostram que é cada vez mais necessário voltar a atenção e ampliar os investimentos em segurança de dados”, avalia.

Entrega de valor público

Representando o Departamento de Tecnologia e Informações Fiscais da Receita Estadual (DTIF/RE), o chefe da divisão, Rodrigo Born, abordou algumas iniciativas do ROD que se encontram em fase de implantação. Uma delas é o Simulador de Política Tributária, que está em fase de execução. Em abril, deve entrar em operação o projeto de Detecção de Fraudes tributárias. Para Born, todos os investimentos do DTIF têm o objetivo de proporcionar mais segurança, agilidade e simplicidade para os contribuintes. “Queremos aproveitar o volume de dados produzido pela Sefaz-RS para oferecer soluções para a sociedade, o que chamamos de valor público”, sintetiza.

Otimização da folha e ampliação da transparência

Agenor Canal, representante da Divisão de Tecnologia e Inovação do Tesouro do Estado (DTI/TE), destacou a implementação do projeto de Análise Prévia da Folha de Pagamento. Com a ferramenta, o intuito é otimizar o processo de pagamentos com um mecanismo de validação do status legal dos servidores antes de efetivar o depósito da remuneração. 

Na Cage, o foco do braço de tecnologia é a modernização do Portal da Transparência do governo gaúcho. Dentro das metas, está a inclusão de novos painéis de dados, com informações relacionadas ao patrimônio do Estado, às despesas de consumo, como água e energia elétrica, além da prestação de contas de convênios e parcerias. De acordo com Leonardo Branco, chefe adjunto da Divisão de Tecnologia e Informação (DTI/Cage), as novas ferramentas de visualização irão fomentar o controle social e melhorar as avaliações do RS nos rankings de transparência.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda