Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Termina nesta quarta-feira (26/4) prazo para quitar o IPVA de veículos com final 5 e 6
RSS
Notícias
Publicação:

Termina nesta quarta-feira (26/4) prazo para quitar o IPVA de veículos com final 5 e 6

-
- - Foto: Divulgação Sefaz/Receita Estadual

Motoristas que realizarem o pagamento dentro do prazo podem usufruir de descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão

Vence nesta quarta-feira (26/4) o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos emplacados com numeração final 5 e 6. O pagamento pode ser realizado pelo aplicativo IPVA RS e pela rede credenciada, que inclui Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. É possível quitar o tributo por Pix.

O calendário de vencimentos está ocorrendo ao longo desta semana, conforme tabela abaixo, seguindo cronograma estabelecido por número final de placa. Para os motoristas que optaram pelo parcelamento, o pagamento segue o fluxo programado - no final de abril, vence quarta cota do fracionamento, que segue até junho.

-

Até o prazo de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício, a redução pode chegar a 20% do valor do tributo.

De acordo com balanço parcial da Receita Estadual, divulgado na tarde desta terça-feira (25/4), 2,4 milhões de motoristas já haviam quitado o IPVA, o que representa 63,7% da frota tributável do Estado.

O atraso no pagamento do IPVA representa o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa do contribuinte após mais de dois meses em situação de inadimplência. Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso seja flagrado em circulação.

 

Saiba mais

Quem paga IPVA?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004, exceto os isentos por lei.

Como pagar?
O proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Consulte aqui o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito. 

Fique atento
Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

Nome: Ipva Sefaz/Rs
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do Rs S.A
Endereço: AV MAUA, 1155 – CENTRO HISTORICO – PORTO ALEGRE – RS - 90030080

Onde pagar? 
Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por PIX também está disponível.

Mais informações sobre o IPVA 2023

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda