Em lives, Estado e iniciativa privada analisam desempenho econômico de setores produtivos
A partir de segunda-feira (21/8), nova rodada do Diálogos Setoriais avalia atividade atacadista e de mais quatro segmentos industriais do RS no primeiro semestre
O desempenho econômico do setor atacadista e de mais quatro segmentos industriais do Estado será analisado em nova rodada de lives do Diálogos Setoriais, que terá início na segunda-feira (21/8), com transmissão pelo canal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) no YouTube.
Os encontros virtuais, que ocorrem às 14h, reunirão representantes da iniciativa privada e da Receita Estadual para avaliar as informações econômicas divulgadas na última edição do boletim RS360, publicado nesta sexta-feira (18), no site Receita.Doc. O informativo revela a performance de vendas, compras de insumos, investimentos em bens de capital e outros dados estratégicos observados até o mês de junho, retirados da base de registros tributários do fisco gaúcho.
O ciclo de transmissões ao vivo será aberto pelo atacado gaúcho, setor que vem experimentando comportamento de relativa estabilidade no volume de vendas nos últimos 12 meses (julho de 2022 a junho de 2023), na comparação com o mesmo período anterior. No recorte por área, destaque para o segmento de bebidas, que registrou variação positiva de 13,3% nas comercializações no mesmo período analisado.
Na quarta-feira (23), será a vez de analisar a atividade econômica da indústria de tintas e solventes, cuja performance de vendas apresentou uma sólida expansão, de 5,7%, entre julho do ano passado e junho de 2023. O crescimento supera, inclusive, o desempenho do setor químico gaúcho, que observou um aumento de 1% na circulação de mercadorias no mesmo período de comparação.
Os indicadores da indústria coureiro-calçadista, um dos principais players produtivos do Estado, serão debatidos na quinta-feira (24). O levantamento da Receita Estadual mostra que o segmento acumula o montante de R$ 19,7 bilhões em vendas nos últimos 12 meses, o que representa uma expansão de 6% no período.
Na sexta-feira (25), ocorre a live da indústria de embalagens plásticas e, fechando o ciclo de diálogos econômicos, a atividade têxtil e de vestuário será examinada no dia 6 de setembro. Ambos os segmentos registraram retração no volume de vendas nos últimos 12 meses.
O Diálogos Setoriais é uma iniciativa do programa Desenvolve RS, que tem o objetivo de ampliar o diálogo entre fisco e representantes do setor produtivo gaúcho. O programa, oriundo dos projetos da agenda Receita 2030, é composto por uma série de ações voltadas para a ampliação da competitividade da economia do Estado.
Cronograma de transmissões:
Atacado
Segunda-feira (21 de agosto), às 14h.
Tintas e solventes
Quarta-feira (23 de agosto), às 14h.
Coureiro-calçadista
Quinta-feira (24 de agosto), às 14h.
Embalagens Plásticas
Sexta-feira (25 de agosto), às 14h.
Têxteis e Vestuário
Quarta-feira (6 de setembro), às 14h.
Texto: Ascom Sefaz