Com palestras internacionais, ainda restam vagas para o 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal
A Receita Estadual promove, nos dias 23 e 24 de novembro, o 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal. O evento, que ocorre no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre, faz parte das ações de comemoração de 20 anos do Programa Estadual de Educação Fiscal (PEF/RS).
A programação das manhãs do evento conta com palestras internacionais e apresentações literárias de livros que tratam sobre a temática da Educação Fiscal. No primeiro dia, estão confirmadas as palestras magnas de Adrian Falco, pela Red de Justicia Fiscal de América Latina y el Caribe, e Florencia Lorenzo, pelo Tax Justice Network (TJN), e a apresentação do livro “Sapiência e Enrolado”, com o autor Rodrigo Munari.
No segundo dia, o evento começa às 9h com a palestra de Livi Gerbasi, pelo Centre for International Corporate Tax Accountability and Research (CICTAR), seguida por D. Francisco Javier Velázquez López, pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD), e a apresentação do livro “O Jardim dos Tributos”, com a autora Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte.
A tarde de quinta-feira (23) vai trazer para debate quatro temas relevantes e atuais da Educação Fiscal que serão expostos em painéis com dois debatedores e um mediador de diferentes Estados brasileiros, buscando contribuir assim para o retrato da Educação Fiscal na América Latina.
“Mais do que olhar para nossa história, pensamos em celebrar os 20 anos do Programa de Educação Fiscal do RS buscando construir um caminho em que olhar para frente, e para os lados, como no caso dos países da América Latina, nos inspire e forneça novos instrumentos para esta missão”, afirmou João Carlos Loebens, Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do RS.
O congresso será aberto para todos os interessados, no formato presencial e sem custos – apenas com recolhimento de doação voluntária de materiais escolares.
As inscrições estão abertas (inscreva-se aqui) e as vagas são limitadas, respeitando a capacidade do local.
Pontuação no PIT - Pontuarão na Ação 1.04 os municípios que apresentarem certificado de participação no congresso com 1 ponto para cada certificado apresentado. Pontuação máxima na ação de 3 pontos.
Confira a programação:
23 de novembro
8h30: Credenciamento
9h: Solenidade de abertura
9h30: Apresentação do livro “Sapiência e Enrolado”, Rodrigo Munari
10h30: Coffee break
11h: Palestra “Educación Fiscal en América Latina”, Adrian Falco (Red de Justicia Fiscal de América Latina y el Caribe)
11h30: Palestra “Abuso fiscal global: escala, causas, e o que podemos fazer”, Florencia Lorenzo (Tax Justice Network - TJN)
Intervalo para almoço
13h30: Apresentação do Coral Sefaz
14h: Painel coordenado pelo GT-66 com 4 eixos temáticos:
1 - Transversalidade e estratégias de inserção curricular
2 - Relação institucional entre as Secretarias de Fazenda e de Educação
15h30: Coffee break
3 - Educação Fiscal nas redes sociais
4 - Formações de Disseminadores de Educação Fiscal
17h: Encerramento do primeiro dia
24 de novembro
9h: Palestra “O orçamento público como garantia dos direitos fundamentais”, Livi Gerbasi (Centre for International Corporate Tax Accountability and Research - CICTAR)
9h30: Palestra virtual “Los impuestos, servicios y función social en la Administración Pública”, D. Francisco Javier Velázquez López (Secretario General del Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo – CLAD) – a confirmar
10h: Mesa redonda “Desafios e perspectivas na difusão da Educação Fiscal”, coordenadores dos cursos de extensão de Educação Fiscal da UFRGS e Univates
10h45: Apresentação do livro “O Jardim dos Tributos”, Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte
11h15: Homenagem aos 20 anos do Programa de Educação Fiscal/RS
11h45: Encerramento
12h: Coffee de encerramento
Texto: Ascom Sefaz