Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Institucional > Modelo de Gestão
RSS
Modelo de Gestão

A Secretaria da Fazenda orienta-se por um modelo de gestão focado em resultados, alicerçado em três pilares fundamentais: a gestão de pessoas, a gestão de processos e a gestão do conhecimento. A gestão de pessoas busca a valorização, a motivação, o reconhecimento e a qualificação dos indivíduos. O trabalho permanente de revisão, otimização e atualização de processos tem por objetivo garantir que a eficácia, eficiência e efetividade das atividades levem ao cumprimento das estratégias traçadas para alcançar os objetivos propostos pela Organização. A gestão do conhecimento permite avançar no aprimoramento das ações rumo aos fins propostos, preservando e socializando a memória dos estudos, das experiências, das pesquisas e os aperfeiçoamentos alcançados, sem margem para perdas ou recomeços.

Neste Modelo de Gestão, insere-se como peça importante o Planejamento Estratégico Organizacional, contemplando os níveis estratégico, gerencial (tático) e operacional (de execução). A SEFAZ tem como ponto de referência a metodologia de Gerenciamento pelas Diretrizes, desenvolvida com assessoramento da UNICAMP na gestão 1995/1998 e adaptada às peculiaridades inerentes aos objetivos do Órgão, às características próprias de funcionamento, à cultura e à filosofia da Gestão. A formulação estratégica da SEFAZ vem sendo aprimorada a cada exercício, sem prejuízo da adoção de práticas que possam agregar valor, como o BSC (Balanced Score Card), mas sempre balizada pela Seguinte estrutura:

Uma vez definidas, essas diretrizes são acompanhadas pela Equipe Diretiva e pelas equipes, através do SISPLAN (sistema corporativo de planejamento) e de reuniões onde são analisados os indicadores das metas, o cronograma das ações, os cenários, os pontos críticos que podem impactar o desempenho da Secretaria e as propostas de realinhamento.

As definições estratégicas permanecem as mesmas durante os quatro anos de cada administração, mas as metas e ações são revisadas anualmente, inclusive no último ano do quadriênio, quando é elaborado um plano de metas e ações para o exercício seguinte, com o objetivo de subsidiar o início da nova gestão e garantir a continuidade administrativa na SEFAZ.

Para alcançar a efetividade do planejamento, foi instituído em 2005, através da LC 12.224/05, o Prêmio de Produtividade e Eficiência (PPE). Trata-se de uma ferramenta de gestão que permite à SEFAZ motivar seus servidores e focar seus esforços, visto que atrela uma gratificação ao desempenho trimestral das metas consideradas prioritárias.

Como instrumento acessório ao PPE, foi implantado o Relatório Individual de Atividades (RIAT), ferramenta através da qual o servidor interage mensalmente com sua chefia imediata, relatando as atividades desenvolvidas no mês de referência e possibilitando ao chefe o exercício gerencial de feedback junto à sua equipe.

Além disso, a SEFAZ desenvolve várias ações na busca pela excelência da gestão, entre as quais podemos citar o constante aperfeiçoamento do planejamento estratégico, os cursos de formação gerencial, o desenvolvimento de equipes, o Programa de Qualidade de Vida, o Programa de Comunicação Interna, o Serviço de Assessoramento Socioprofissional (em casos de inadaptação de servidores), o Programa de Gestão Socioambiental, a Matriz de Capacitação, a formação continuada, a gestão do conhecimento, a gestão por competências e a prática de revisão de processos.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda