Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Blitze eletrônicas da Receita Estadual prosseguem até o final do ano

Blitze eletrônicas da Receita Estadual prosseguem até o final do ano

Desde setembro já foram vistoriados mais de 25 mil veículos

Aproximadamente 25 mil veículos foram vistoriados por agentes do Departamento da Receita Pública Estadual desde o final de setembro, através das blitze eletrônicas. Estas operações, realizadas com o auxílio da Brigada Militar e das Prefeituras, são coordenadas pelas Delegacias Regionais da Secretaria Estadual da Fazenda nos principais municípios gaúchos. Conforme o balanço das primeiras ações em 25 municípios, do total de veículos abordados, 938 encontravam-se inadimplentes com o IPVA.
            Conforme o diretor da Receita Estadual, Luiz Antônio Bins, “as operações do IPVA aumentaram em 25% os pagamentos do imposto no mês de outubro, tendo propiciando o ingresso adicional de R$2,6 milhões ao Tesouro Estadual, dos quais R$1,3 milhão foi automaticamente repassado às Prefeituras”. Em setembro, quando as operações foram retomadas, a Receita divulgou que o Estado possui uma frota aproximada de 3,5 milhões de veículos automotores, dos quais 1,85 milhão tem seus proprietários como contribuintes do IPVA. Destes, cerca de 7% encontravam-se inadimplentes e respondiam por dívidas do imposto da ordem de R$ 111 milhões.
            Até o final de dezembro, as operações de fiscalização eletrônicas continuarão a ser realizadas. Nesta semana, elas acontecem na região de Pelotas. Na próxima, serão efetivadas em Porto Alegre e em alguns municípios da Região Metropolitana. As blitze sempre são realizadas em pontos estratégicos, próximas a agências do Banrisul, a fim de facilitar o pagamento do IPVA devido. De todo valor arrecadado correspondente ao pagamento do IPVA de um veículo, 50% é repassado automaticamente ao Município onde o mesmo foi emplacado.