Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Professores e servidores fazendários dão início ao Programa Estadual de Educação Fiscal

As Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação realizam nos dias 24, 25 e 26 de março o 1º Seminário do Programa Estadual de Educação Fiscal, no Hotel Fazenda Três Figueiras, em Imbé, litoral norte gaúcho. Serão promovidas palestras, oficinas, atividades de integração e estudos de casos sobre os mais variados assuntos relativos ao tema da Educação Fiscal.
            Participam do evento 30 entidades do ensino público municipal e mais 30 do âmbito estadual, escolhidas pelas Coordenadorias Regionais de Ensino de suas regiões, e mais funcionários fazendários. Cada escola encaminhará três professores ao Seminário. Painéis sobre o Controle e Lei de Responsabilidade Fiscal, O que é o ICMS, Destinação de Recursos serão oferecidos para um maior embasamento teórico e para a elucidação de dúvidas eventuais do corpo docente. Após os painéis, serão realizadas oficinas. As turmas serão compostas por 18 professores (nove estaduais e 9 municipais) e 3 funcionários da Secretaria da Fazenda, mais 1 coordenador da Educação. São esperados ao todo 234 participantes no evento em Imbé.
            O intuito da implementação do Programa de Educação Fiscal é mostrar à população gaúcha a sua importância para a criação de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres. A partir das contribuições individuais e da conjugação de esforços coletivos, o Estado poderá prestar serviços públicos mais satisfatórios e condizentes à necessidade da comunidade em geral.
            Com o PEF, que terá como áreas de atuação não só as salas de aula do ensino público e privado do RS, mas também sindicatos, empresas e entidades de classe e órgãos da administração direta e indireta de todas as esferas governamentais, o Estado pretende incentivar a participação de todos em temas como orçamento público, combate à sonegação, controle de gastos, planejamento e aplicação de recursos, entre outros. O crescimento econômico do Rio Grande do Sul depende também do acompanhamento mais rigoroso da gestão pública por parte da população e do estabelecimento de prioridades para o uso dos recursos financeiros.