Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > RS garante manutenção do índice de 9% do total da compensação pelas exportações
RSS
Notícias
Publicação:

RS garante manutenção do índice de 9% do total da compensação pelas exportações

O secretário Estadual da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, participou nesta terça-feira (20) de uma reunião em Brasília com todos os secretários de Fazenda do país. No encontro, o Rio Grande do Sul garantiu a manutenção do índice de 9% do total destinado aos Estados pelo ressarcimento de perdas das exportações. Segundo explicou o secretário ao final das discussões, havia a possibilidade de ser aprovada uma proposta defendida por Estados como Mato Grosso e Pará, segundo a qual o percentual do Rio Grande do Sul poderia cair para até 7%, representando perdas de até R$ 80 milhões no ano. O consenso sobre a distribuição dos recursos no âmbito do Confaz é o ponto de partida para as negociações com o governo federal.

- A definição do critério de distribuição do auxílio financeiro às exportações foi o ponto mais positivo da reunião de hoje. A manutenção dos 9% do total dos recursos é fundamental para o Rio Grande do Sul porque havia a possibilidade do nosso percentual ser reduzido.

Ao comemorar o resultado da reunião, Aod Cunha explicou que um dos principais temas debatidos pelos secretários de Fazenda foi a necessidade do estabelecimento, por parte do governo federal, de critérios para o ressarcimento aos Estados pela desoneração das exportações para o próximo ano.

- Precisamos ter um critério definitivo, que passe a ser uma regra estável para que os Estados possam melhor programar o ingresso de receitas. Isso só poderá ocorrer com uma definição por parte do governo federal de como serão os repasses que substituirão a Lei Kandir, afirmou Aod.

Uma oportunidade para debater essas questões deverá ser a próxima reunião do Confaz, marcada para os dias 29 e 30 de março, em Natal, quando o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, deverá apresentar a proposta de reforma tributária aos secretários. Essa proposta já foi discutida de forma preliminar por cinco secretários que representaram suas regiões num encontro que aconteceu na quinta-feira (15), no Ministério da Fazenda. Aod Cunha representou os Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda