Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Estado recebe nova missão do Banco Mundial na segunda-feira
RSS
Notícias
Publicação:

Estado recebe nova missão do Banco Mundial na segunda-feira

Nesta segunda-feira (16), uma nova missão do Banco Mundial chega ao Estado para reuniões nas secretarias da Fazenda e da Administração e Recursos Humanos. Especialistas do Bird em finanças e na área previdenciária começam a agenda com uma reunião, segunda-feira pela manhã, na Secretaria de Administração, com a participação da titular da pasta, Maria Leonor Carpes, e com o secretário da Fazenda em exercício, Ricardo Englert. Depois, os técnicos irão manter reuniões, durante toda a semana, na Secretaria da Fazenda, nas quais serão analisados pontos da carta-consulta, em fase de finalização.

O secretário da Fazenda em exercício, Ricardo Englert, destaca que esta é uma etapa muito importante dentro do processo para a obtenção do financiamento junto ao Banco Mundial, é uma etapa na qual toda a operação está sendo estruturada. 

A carta-consulta para a obtenção do financiamento para o Programa de Reestruturação da Dívida Pública é o documento que deve estabelecer os critérios da operação - como o valor total a ser financiado, as metas fiscais que o Estado terá de cumprir para receber os recursos e os prazos de carência, por exemplo.

            Nos encontros entre os representantes do Bird e da Secretaria da Fazenda serão analisados quatro pontos desenvolvidos na carta-consulta: melhora da eficiência na administração tributária, melhora na gestão do gasto público, análise do sistema previdenciário e modernização da gestão pública.

Esta é a terceira visita de uma equipe do Banco Mundial ao Rio Grande o Sul desde que o Governo do Estado obteve o aval da Secretaria do Tesouro Nacional, em maio, para negociar com a instituição.

O governo gaúcho busca um financiamento de até US$ 500 milhões para reduzir o impacto dos pagamentos mensais da dívida a partir de 2008. O financiamento poderá contribuir para alongar o prazo de pagamento ou para liquidar contratos cujos juros sejam maiores do que os do Bird.


Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda