Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Missão do Banco Mundial deixa o Estado nesta sexta
RSS
Notícias
Publicação:

Missão do Banco Mundial deixa o Estado nesta sexta

Reuniões começaram na segunda e se estenderam por toda semana
A terceira missão do Banco Mundial que esteve no Estado desde o início das negociações para o programa de reestruturação da dívida pública encerrou os trabalhos nesta sexta-feira (20) na Secretaria Estadual da Fazenda. A série de reuniões começou na segunda-feira na Secretaria da Administração e Recursos Humanos, com a participação da titular da pasta, Maria Leonor Carpes, e do secretário em exercício da Fazenda, Ricardo Englert.

De acordo com o secretário, os trabalhos estão tendo um bom andamento e a expectativa do governo do Estado é de que a carta-consulta seja finalizada em agosto. Imediatamente, deverá ser encaminhada à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento.

- Essa é a primeira etapa antes que possamos enviar o texto final à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). Se todo o cronograma for cumprido no prazo estabelecido, esperamos que o programa possa ser assinado no primeiro semestre de 2008 - afirma Englert.

Durante os encontros desta semana, foi analisada de forma mais detalhada a questão da previdência gaúcha, devido ao fato de os gastos previdenciários no Rio Grande do Sul serem muito superiores aos da média dos Estados brasileiros, com significativo impacto no equilíbrio financeiro. O Bird deve auxiliar tecnicamente o Estado a definir uma modelagem com projeções para as próximas décadas. Aspectos relativos à questão previdenciária devem fazer parte da carta-consulta a ser apresentada ao governo federal, devido a sua relevância quando se analisa a situação financeira do Estado. Outros pontos que devem fazer parte do documento são medidas de melhora da eficiência na administração tributária, de melhora na gestão do gasto público e modernização da gestão pública. O objetivo do financiamento que o Estado busca junto ao Banco Mundial é reduzir o impacto dos pagamentos da dívida a partir do próximo ano.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda