Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sistema de Administração de Materiais começa a ser implantado no Estado

Sistema de Administração de Materiais começa a ser implantado no Estado

O treinamento das turmas começou nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (20), na Secretaria da Fazenda, representantes da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) treinaram as primeiras turmas de servidores da Defensoria Pública como usuários do Sistema de Administração de Materiais – SAM.

O SAM faz parte do sistema de gestão integrada denominado Finanças Pública do Estado – FPE e já está implantado na Secretaria da Fazenda e no Detran, estando em fase final de implantação na Defensoria e na Secretaria da Educação.

À medida que for implantado, o SAM permitirá um gerenciamento integrado dos estoques de materiais no âmbito da Administração Estadual, ensejando maior controle e eficiência na gestão destes recursos.

Outra vantagem destacada pelo Contador e Auditor-Geral do Estado substituto, Iran Santos Vieira, é que o sistema permitirá uma racionalização das compras, uma vez que o novo sistema disponibilizará informações gerenciais de preços por itens e centro de custos, o que permitirá aquisições por menores preços.

- Essas características fazem do SAM uma ferramenta importante dentro do Programa de Racionalização de Gastos do Governo do Estado. A meta de economia com a implantação do sistema é na ordem de R$ 65 milhões ano, ou seja, 20% do valor gasto pelo Estado com materiais - ressalta Vieira.

De acordo com o chefe da Divisão de Controle da Receita e Custos da CAGE, Luiz César de Souza Ribeiro, o Sistema de Administração de Materiais subsidia os processos de compras com informações sobre os estoques existentes, o consumo médio de cada item ou de cada Unidade da Administração e com os preços praticados no mercado.