Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Brasil está mais preparado para choques no mercado financeiro
RSS
Notícias
Publicação:

Brasil está mais preparado para choques no mercado financeiro

Secretário Aod Cunha palestrou no LabMec na PUC
O secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, avaliou que a economia brasileira está mais preparada para enfrentar os choques do mercado financeiro do que há uma década. A avaliação foi feita na noite desta quinta-feira em palestra ministrada na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), da PUC, em Porto Alegre, sobre Políticas Econômicas e Choques no Mercado Financeiro.
Aod Cunha, que é doutor em macroeconomia, fez uma avaliação da crise financeira asiática de 1997 e da atual repercussão das implicações oriundas no mercado mobiliário americano nas bolsas mundiais e, de modo especial, no Brasil. Segundo ele, a economia mundial está, hoje, mais preparada para enfrentar episódios dessa magnitude do que uma década atrás porque há instituições financeiras mais fortes e o mundo encontra-se num ciclo de crescimento mais prolongado. Em 1997, a economia mundial encontrava-se no final de um ciclo de expansão.
No Brasil, esta situação é ainda mais favorável do que em 1997, segundo o secretário. Desde então, o país deu início a uma política consistente de ajustamento fiscal, tendo apresentado melhores indicadores macroeconômicos. Além disso, o Brasil passa por um ciclo de expansão econômica, com um risco país muito mais baixo que em 1997.
Segundo o secretário, a implementação de uma agenda ambiciosa poderá fortalecer o Brasil frente a novos choques e à pressão da reversão do ciclo de crescimento mundial. As reformas – como a trabalhista e a tributária - são fundamentais nesse processo de melhorias que o país ainda precisa fazer. Soma-se a isso a necessidade de o país ter melhores indicadores de educação e realizar investimentos em infra-estrutura, melhorar a qualidade do gasto público, maior abertura tanto para importações como para exportações e manter a independência do Banco Central.
A palestra do secretário faz parte das comemorações de um ano da implantação, no Departamento de Economia da FACE, do Laboratório de Mercado de Capitais, (LabMec). O laboratório, uma parceria da PUC com a a XP Investimentos e a Intra Corretora, funciona no sétimo andar do prédio 50, e possibilita o primeiro contato com o mercado de capitais para mais de 30 mil alunos. O LabMec é aberto ao público e os interessados têm acesso a todas atividades desenvolvidas. O objetivo é educar os futuros investidores quanto à forma correta de participar com segurança do mercado de ações.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda