Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governadora apresenta em Passo Fundo o Plano de Recuperação do Estado

Governadora apresenta em Passo Fundo o Plano de Recuperação do Estado

Secretario Aod Cunha apresenta Plano de Recuperação do Estado
A governadora Yeda Crusius participou, nesta segunda-feira (22), de reunião no auditório da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (Acisa). Ao ser recepcionada pelo presidente da Acisa e o prefeito Airton Dipp, a governadora explicou que mais do que ouvir e detalhar o Plano de Recuperação do Estado quer mostrar o que já se fez com o novo jeito de administrar. "Estamos buscando fazer mais com menos e direcionar os recursos para onde mais precisa, como a contratação de brigadianos e melhoria nas condições de trabalho, para que as carreiras de Estado, possam servir à cidadania", afirmou.

Yeda Crusius ressaltou a busca pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, com um corte de custeio em torno de 30%. Mas que é preciso mais para tirar o Estado da situação dificuldades que não tem paralelo com outras regiões do país. "Estamos conseguindo o apoio do Banco Mundial para reestruturar a dívida e, com certeza, isso veio devido às melhorias na forma de gastar. A receita subiu e serão obtidos R$ 300 milhões neste ano com novo método de gestão, o que nos leva a gastar melhor em medidas totalmente diferentes do que já havia sido feito", afirmou.

A governadora destacou que o plano beneficia diretamente os municípios ao incrementar em até R$ 245 milhões os repasses de ICMS. Além disso, o projeto inclui Lei de Responsabilidade Fiscal específica para o Estado, como forma de impedir aumento excessivo de gastos. Estão previstas ainda isenção para setores e microempresas e redução de benefícios fiscais, para ampliar a arrecadação em R$ 587 milhões líquidos; devolução de parte do ICMS recolhido em determinadas operações ao contribuinte que exigir nota fiscal; ampliação dos recursos ao FG-PREV venda, para pagamento de precatórios e para agregar recursos à previdência, de imóveis que não são utilizados e a extinção de 700 CCs. Também será possível ao Estado cumprir com as obras e serviços da Consulta Popular, no valor de R$ 87 milhões, assegurar os repasses do transporte escolar e aumentar em R$ 150 milhões os recursos para a saúde.

Apoio
Tanto o presidente da Acisa, Paulo Serena, como o prefeito de Passo Fundo, Ayrton Dipp, elogiaram a forma como o projeto foi apresentado e manifestaram apoio ao governo do Estado. Serena disse que, como empresário é sempre contrário a aumento de alíquotas, mas que neste caso reconhece que sem isso não é possível resolver a crise das finanças do Estado. "O Rio Grande precisa crescer de forma ampla e o empresariado tem que repensar sua posição diante do que nos foi mostrado. Vou trabalhar pela aprovação desta proposta". Também o prefeito Dipp comunicou à governadora sua disposição de apoiar e ajudar o Executivo estadual na campanha pela total recuperação das finanças públicas.

Os secretários da Infra-Estrutura, Daniel Andrade, de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, da Fazenda, Aod Cunha, e o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, acompanham a governadora. Ainda nesta segunda-feira, às 14h30min, a governadora estará em Erechim. As próximas reuniões estão agendadas para quarta-feira (24), em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e quinta-feira (25), em Santa Rosa.

Chuva
A governadora Yeda também aproveitou a oportunidade para visitar alguns locais atingidos pela forte chuva com granizo desta madrugada. Ela esteve na Vila Victor Issler, no município de Passo Fundo, onde conversou com a moradora Donaide da Luz. Os moradores elogiaram a pronta intervenção e a rapidez com que foram atendidos pela Defesa Civil do Estado.