Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Alunos de educação fiscal visitam Secretaria da Fazenda

Alunos de educação fiscal visitam Secretaria da Fazenda

Alunos da Escola Bom Pastor, de Panambi, durante visita na secretaria da Fazenda
Um grupo de sessenta alunos da Escola Municipal Bom Pastor, de Panambi, visitou a Secretaria da Fazenda e conheceu o funcionamento do órgão. O grupo composto em sua maioria por alunos da segunda série do ensino fundamental tem aulas de educação fiscal, nas quais aprendem sobre o recolhimento de impostos e sobre a importância de pedir nota fiscal. Os alunos visitaram a Receita Estadual, o Tesouro e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e ouviram dos diretores as atribuições de cada departamento.
Durante a visita ao Gabinete, o secretário da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Junior, falou sobre a importância da educação fiscal. “É fundamental que se inicie desde cedo o processo de conscientização sobre a cidadania. Com a participação dos pais e dos professores a educação fiscal as atividades de educação fiscal tratam da necessidade de equilibrar os recursos que o Estado tem para que ele possa construir melhores escolas e postos de saúde, por exemplo”, afirmou Aod Cunha.
A visita da escola à Secretaria da Fazenda é uma atividade do Programa de Educação Fiscal, desenvolvido pelas secretarias da Fazenda e da Educação. A coordenadora do Programa de Educação Fiscal no Estado (PEF-RS), Sílvia Grewe, destaca que a meta é levar conhecimento aos cidadãos sobre administração pública, arrecadação e controle de gastos, além de apresentar a função socioeconômica dos tributos estaduais. Um dos pontos principais do PEF, destaca Sílvia, é informar e sensibilizar os professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada para difundirem o conhecimento a seus alunos. Este trabalho na Escola Municipal Bom Pastor é desenvolvido pela professora Luciane Franke, que acompanhou os alunos na visita à Fazenda.
Depois de conhecerem as dependências da Secretaria, as crianças participaram da Hora do Conto, com uma abordagem dos temas do PEF por meio de conto e músicas.
As atividades do Programa de Educação Fiscal no Estado envolvem a participação de cerca de 215 mil alunos, 2,1 mil professores em 1,3 mil escolas estaduais, municipais e particulares em 253 municípios gaúchos.