Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda amplia Posto Fiscal de Iraí

Fazenda amplia Posto Fiscal de Iraí

Obras permitirão melhores condições de trabalho e mais fiscalização

A Secretaria Estadual da Fazenda está inaugurando o novo Posto Fiscal de Iraí. O novo prédio foi reformado em parceria com a prefeitura para oferecer melhor atendimento ao público e instalações mais adequadas aos 32 fazendários e 15 Policiais Militares Estaduais que atuam 24 horas no local.
 A obra começou depois de processo de desapropriação da construção vizinha ao antigo Posto Fiscal, localizada em terreno com 2,5 mil metros quadrados. O antigo posto não tinha espaço suficiente para o estacionamento de caminhões e para a adequada conferência de cargas.
De acordo com Mário Luis Wunderlich dos Santos, chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Estadual, a reforma do imóvel possibilita a continuidade do processo de ampliação e modernização do Posto Fiscal de Iraí, um dos mais importantes pontos de trânsito de cargas na divisa com Santa Catarina, localizado na BR-386. A ampliação do novo posto prevê a construção de cabine de fiscalização, área de conferência e novas salas para supervisão e chefes administrativos e operacionais.
O Posto de Iraí é a rota de entrada da madeira vinda do norte do país e da carne trazida de outros Estados, por exemplo. Também é a principal entrada dos ônibus que vêm de Ciudad del Este, no Paraguai, que, em conjunto com a Receita Federal, são abordados e verificados. Também é utilizado para operações conjuntas com a Secretaria da Agricultura e outros órgãos públicos. Até outubro deste ano, foram efetuadas no Posto 1.436 autuações, que totalizaram R$ 5,6 milhões entre imposto e multas.

Parceria com o município
 O diretor adjunto da Receita Estadual, Claudionor Martins Barbosa, ressaltou a parceria com o município para as melhorias na estrutura e o trabalho de todos os servidores do posto, reforçado com novos agentes fiscais que foram nomeados neste ano.
 Durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira no posto, o prefeito de Irai, Pedro Osvaldo Viana, elogiou a integração da secretaria da Fazenda com a comunidade.

Postos de divisa
 De acordo com o Delegado de Trânsito de Mercadorias da Receita Estadual, Rogério Thudium, o Rio Grande do Sul tem uma das melhores estruturas de postos fiscais do país, sendo importante o contínuo investimento na sua melhoria:
 - O Estado conta com 24 pontos de fiscalização, sendo 21 de divisa e três estratégicos. Desses, 15 são permanentes, funcionando de forma ininterrupta. Ao longo da divisa de 500 quilômetros com Santa Catarina, a Receita Estadual tem 21 postos, ou seja, um posto a cada 23,8 quilômetros. Dos Postos de maior porte, Iraí era o que se encontrava em pior situação, daí a importância do investimento realizado.