Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Prazo de entrega das guias informativas de ICMS encerra-se no dia 17

Prazo de entrega das guias informativas de ICMS encerra-se no dia 17

Documentos servem de base para cálculo do repasse do imposto aos municípios

A Secretaria da Fazenda informa aos contribuintes que o prazo para efetuar a transmissão pela internet da guia informativa modelo B (GMB), relativa a empresas, encerra-se na próxima segunda-feira, 17 de março. Essa também é a data-limite para os produtores rurais apresentarem os talões do produtor na sua prefeitura para a elaboração da guia informativa modelo A (GMA). Depois, as prefeituras devem transmitir as informações da GMA à Receita Estadual até 25 de março. As guias são usadas para efetuar o cálculo do índice de retorno do ICMS aos municípios.

Neste ano, a Receita Estadual desenvolveu uma nova versão para o aplicativo GMB 2008, em caráter excepcional, para contemplar as informações dos contribuintes do Simples Nacional.

Para facilitar, a Secretaria Estadual da Fazenda disponibilizou em seu site um serviço de esclarecimento das principais dúvidas para o preenchimento da Guia Informativa Anual (GMB) e da Declaração do Simples nacional (DSN). Os usuários poderão acessar este serviço através do auto-atendimento ou pelo link:

Para este ano, a Receita Estadual prevê o recebimento de 478.382 guias informativas, sendo 371.714 GMBs e 106.668 GMAs. Até o dia 13 de março, a Receita Estadual havia recebido 149.154 guias modelo B, o que representa em torno de 40% da previsão de 2008.

De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, “a entrega da Guia Informativa anual é importante para os municípios, pois a Receita Estadual utiliza estas informações para o cálculo do Índice de Participação dos Municípios na sua parcela de 25% da arrecadação do ICMS. É também através dessas guias que os contribuintes prestam as informações sobre a movimentação econômica do exercício anterior”.

O diretor da Receita Estadual alerta que os contribuintes que não entregarem as guias no prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa, além de prejudicarem o cálculo do índice de participação de seu município para os repasses de ICMS.

Calendário de prazos

▪ Para os contribuintes: