Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governo apóia iniciativa voltada ao desenvolvimento regional

Governo apóia iniciativa voltada ao desenvolvimento regional

Para secretários, projeto Erechim 2018 é referência para o crescimento do Estado

Os secretários da Fazenda, Aod Cunha, e da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, destacaram, nesta quarta-feira, a importância do trabalho “Erechim 2018”, um planejamento estratégico elaborado pelo município que, segundo Aod Cunha, é exemplo de uma iniciativa moderna que está totalmente de acordo com a orientação do governo do Estado para o desenvolvimento regional. O projeto também foi elogiado pelo secretário da Segurança, José Francisco Mallmann, que participou do evento realizado em Erechim, onde assinou convênio para o videomonitoramento das vias públicas. No encontro, houve o lançamento do livro "Planejamento Estratégico de Erechim - Agenda Erechim 2018".
   Ao destacar a iniciativa do município, que também está sendo elaborada por outras 31 cidades do Alto Uruguai, Aod Cunha destacou a complementariedade do projeto com a política de desenvolvimento do governo do Estado.
   - Defendemos que o Rio Grande do Sul deve eleger um conjunto de ações com foco estratégico. Se é verdade que há limites para expandirmos nossa taxa de crescimento no curto prazo, também é certo afirmar que existem ações estratégicas com as quais é possível enfrentar problemas como a excessiva volatilidade da atividade agrícola e exportadora gaúcha. É preciso buscar vantagens competitivas que sejam sustentáveis no longo prazo. Estudei com atenção esse projeto e acredito nele porque é totalmente compatível com uma agenda moderna para a transformação da realidade regional, que pode ser replicada para o desenvolvimento de todo o Estado – disse Aod Cunha.
   O secretário lembrou que, além de projetos que valorizem as vocações regionais, o desenvolvimento das regiões também depende de investimentos em soluções logísticas adequadas. Disse que o ajuste das contas públicas é fundamental para que o Estado possa investir em infra-estrutura e falou, também, sobre a política de incentivos fiscais.
   - Não perderemos investimentos importantes e estratégicos por falta de concessão de incentivos fiscais, mas temos que ser capazes de construir uma nova agenda, que não seja focada apenas na concessão de incentivos. Temos que ter uma política baseada na qualidade do capital humano, na educação e na melhor utilização da base de recursos naturais. Temos de incentivar a inovação e a competitividade, aproximando a rede de universidades à cadeia produtiva, com um conceito de pesquisa aplicada. Essa foi estratégia que se mostrou vencedora em diferentes países do mundo, porque ela é duradoura.
   O secretário Rogério Porto, que participou da elaboração do trabalho antes de assumir no governo, disse que a iniciativa de Erechim é um exemplo de como forças endógenas de uma região podem ser alavancadas e contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. Ao fazer um diagnóstico da região e definir projetos que podem contribuir para o desenvolvimento, o trabalho aponta, por exemplo, a necessidade de capacitação da mão-de-obra, do desenvolvimento de vocações e diferenciais da região, valorização da identidade cultural e dos setores já consolidados, como o têxtil e metal-mecânico.
   A melhor utilização dos recursos hídricos, com ampliação da irrigação é um dos fatores que poderá contribuir para o fortalecimento de novos setores na região, como de frutas, por exemplo, e colaborar para a maior produtividade de grãos e carnes. Para isso, destacou João Azambuja da Rosa, coordenador do trabalho, precisamos de uma revolução tecnológica.
   - Temos um mercado consumidor restrito na região, por isso, precisamos nos voltar para fora, com valorização das marcas locais e da identidade cultural.
Ao destacar o envolvimento dos agentes locais na elaboração do projeto, o prefeito Eloi Zanella disse que mais de 300 pessoas estiveram envolvidas no planejamento estratégico elaborado para o município.