Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Secretários viajam a Dubai para expor potencialidades gaúchas aos Emirados Árabes

Os secretários Zachia e Aod Cunha, estarão na missão a Dubai
Na próxima segunda-feira, o secretário da Fazenda embarca para Dubai, nos Emirados Árabes. Aod Cunha integrará a comitiva oficial gaúcha coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais.
 A missão do Governo do Estado tem agenda em Dubai a partir de terça-feira, 22, até sábado, 26, para apresentar aos árabes as potencialidades do Porto de Rio Grande, buscando celebrar parcerias com o Porto (DP World) e a Zona Franca de Jafza. A missão visa também obter informações sobre o sistema de licenciamento ambiental, especialmente quanto à intervenção realizada no mar para a implantação de um complexo turístico empresarial.
 Ao mesmo tempo, a comitiva, integrada pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luiz Fernando Záchia, pelo secretário da Fazenda, Aod Cunha Júnior, pelo secretário da Infra-estrutura e  Logística, Daniel Andrade, e pelo secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, deverá divulgar as potencialidades da economia gaúcha ao empresariado de Dubai.
 Na quarta-feira, 23, a missão terá uma reunião com a Câmara do Comércio e Indústria da capital dos Emirados Árabes Unidos. Nesse encontro, Záchia fará a apresentação das potencialidades do Rio Grande do Sul. O papel da Câmara do Comércio e Indústria é o de representar e incentivar o desenvolvimento das empresas locais, além de promover a competividade global dos negócios baseados em Dubai e criar oportunidades de parcerias voltadas aos negócios internacionais.
 A tarde de quarta-feira estará reservada para um encontro com o secretário-geral das Municipalidades, Jassim M. Bin Darwesh. A função do Departamento de Municipalidade de Dubai é criar uma cidade por excelência em diversas áreas, sendo uma das principais propulsoras do desenvolvimento recente da cidade. Sua atuação se estende à habitação, ao lazer, à segurança, à saúde e à educação, inclusive ao licenciamento ambiental.
 Na quinta-feira, 24, a missão gaúcha, que inclui também a presidente da Caixa RS–Agência, Susana Kakuta, a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, e o coordenador-geral da Unidade Executiva de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Planejamento e Gestão, Charles Corrêa Schramm, terá, às 10 horas, uma reunião com a Jafza – Jebel All Free Zone Authority e DP Wordl – zona de livre comércio em Dubai, considerada uma das maiores do mundo. Isenta de taxas e burocracias, ela fomenta o desenvolvimento dos negócios na região. A DP Wordl é uma das quatro grandes empresas portuárias mundiais. Vinculada ao governo de Dubai, mantém operações em mais de 100 países e nos cinco continentes.
 Ainda na quinta-feira, a delegação gaúcha terá uma reunião com a empresa Masdar, em Abu Dhabi, que desenvolve o Projeto Cidade. Considerada uma das iniciativas mais inovadoras do governo dos Emirados Árabes Unidos, a idéia é criar uma cidade futurística, no meio do deserto, em que se defende o lema “Zero Carbono, Zero Desperdício”. Numa parceria com instituições mundialmente renomadas, a Masdar será uma cidade que utilizará 100 por cento de energias renováveis, não poluirá o ambiente e ainda reciclará todo o lixo que produzir. Numa área de cinco quilômetros quadrados, seus futuros 50 mil habitantes terão à disposição tecnologia e infra-estrutura previstas como das mais avançadas do planeta.
 Companhia privada de capital social, a Masdar Abu Dhabi Future Energie Company(ADFEC), estabelecida em Abu Dhabi e controlada pela Companhia de Desenvolvimento Mudabala, foi designada para conduzir o projeto Masdar e patrocinar o desenvolvimento de energias avançadas e de tecnologias sustentáveis.
 Uma das curiosidades de Dubai é o fato de que às sextas-feiras nos Emirados Árabes Unidos são consideradas sábados. Assim, a delegação do Rio Grande do Sul está aguardando confirmação de agendas para a sexta-feira, 25. Nela, somente serão possíveis reuniões com empresas que trabalham nesse dia.  Os órgãos governamentais em Dubai não funcionam nem às sextas-feiras nem aos sábados.