Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governo do Estado avalia demandas de suinocultores
RSS
Notícias
Publicação:

Governo do Estado avalia demandas de suinocultores

Governo do Estado avalia

demandas de suinocultores

Secretário Ricardo Englert, no centro, recebeu deputados para reunião, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa Ivar Pavan

Secretário da Fazenda esteve reunido com deputados e entidade do setor

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, e o diretor da Receita Estadual, Júlio Cesar Grazziotin, receberam nesta quinta-feira o presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan, os deputados Zilá Breitenbach, Jerônimo Goergen e Aloísio Classmann, e o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador.

No encontro, deputados expuseram as dificuldades enfrentadas pelo setor. Segundo Jerônimo Goergen, a suinocultura é um dos que mais sofreu prejuízos com a crise econômica mundial, além da relação equivocada feita entre o consumo de carne suína com a gripe  A.

Segundo os deputados, medidas anunciadas recentemente afetaram a competitividade dos produtores gaúchos. Uma foi a decisão do Estado de Santa Catarina de isentar a tributação da venda de suínos vivos para fora do Estado. Também o Estado de São Paulo anunciou a isenção de ICMS na produção e comercialização de carnes.

Em função dessa situação, a comitiva solicitou ao secretário uma redução da pauta do ICMS para saída de suínos vivos do Estado. Para o presidente da Acsurs, para agregar mais preço ao produto, essa redução deveria ser expressiva. O imposto a ser pago pelos produtores é calculado sobre o preço de referência, ou pauta.

O secretário da Fazenda e o diretor da Receita Estadual se comprometeram em avaliar a situação do setor e proceder a um estudo sobre a pauta dos suínos. O secretário Englert lembrou que a governadora Yeda Crusius já havia reduzido a pauta dos suínos no último mês de abril para dar mais competitividade ao setor.

Segundo Grazziotin, a Receita Estadual tem mantido diálogo com os setores produtivos do Estado afetados pela crise econômica. “Temos dezenas de audiências semanais nas quais são debatidas as melhores alternativas para a competitividade da economia gaúcha e para a arrecadação do Estado.”

- Vamos realizar esse estudo com a maior brevidade possível e encaminhar os dados à governadora até a próxima semana, avaliou o secretário Englert.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda