Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Governadora empossa Bandeira na presidência do Banrisul e destaca crescimento do banco

Governadora empossa Bandeira na
presidência do Banrisul e destaca crescimento do banco

Prestigiado com as presenças da governadora Yeda Crusius e de dirigentes de segmentos como comércio, agronegócio, sistema financeiro e tribunais, o ex-secretário do Planejamento e Gestão Mateus Bandeira, assumiu, nesta terça-feira (20), a presidência Banrisul, o terceiro maior banco público de varejo do Brasil. Com o Salão Nobre do Banrisul repleto, a cerimônia homenageou o ex-presidente Fernando Lemos, que assumiu uma vaga no Tribunal de Justiça Militar, além de exibir bons números da instituição e ressaltar o acerto da política e da gestão do governo Yeda ao ter promovido um IPO e equilibrado as contas do Estado. Yeda disse que com Bandeira se inicia "uma nova fase para dar continuidade ao Banrisul".

A governadora arrancou sorrisos do público ao revelar uma exigência para Bandeira ir para o Banrisul: continuar como conselheiro de governo. "Ele vai continuar nosso conselheiro, não vai ter descanso não", acrescentou. Elogiou a gestão de Lemos, por sua missão no banco. "Muito obrigada por estes anos de trabalho em conjunto e pela confiança diariamente representada pelo enfrentamento de todo e qualquer desafio que pudesse ter surgido", disse. Saudou o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, pela duplicação da montadora de Gravataí – decisão tomada em pela crise mundial. "Vamos ter duas GMs. Poderíamos ter outras marcas, mas não temos", disse, sob aplausos.

Em seu pronunciamento, em referência a Lemos, Mateus Bandeira observou: "Sei que recebo o Banrisul em condições infinitamente melhores do que em 2003". Agradeceu e homenageou Yeda Crusius pela escolha, confiança e profunda identificação com os anseios do povo gaúcho, pelo desenvolvimento econômico, social, gestão moderna e responsável no trato das finanças públicas. Sobre a importância do banco, lembrou que o Banrisul cobre área onde estão 98,5% do Produto Bruto Interno (PIB) do RS. Entre 2002 e 2009, informou Bandeira, o banco distribuiu mais de R$ 1,2 bilhão em dividendos e juros sobre o capital próprio.

Números positivos

Mateus Bandeira creditou também à governadora Yeda Crusius o mérito pelo sucesso do Banrisul. "Sua decisão política permitiu o bem-sucedido processo de abertura de capital do banco: o maior IPO da América Latina". No ato, o vice-presidente do Banrisul, Rubens Bordini destacou a "sábia decisão" da governadora em ter mantido Lemos no seu governo. Agradeceu à equipe de colaboradores do banco e frisou que "os números falam por si". Bordini lembrou dezembro de 2002, quando o patrimônio líquido do Banrisul era de R$ 692 milhões e, em dezembro de 2009, havia chegado a R$ 3,4 bilhões. Os ativos totais no período passaram de R$ 11,1 bilhões para R$ 29 bilhões. A carteira de crédito, de R$ 4,5 bilhões, está próxima de R$ 14 bilhões.

Conforme Bordini, o Banricompras movimentou R$ 329 milhões em 2002. No ano passado atingiu R$ 3,8 bilhões. O vice-presidente enfatizou a modernização das estruturas do Estado resultantes da gestão de resultados e da visão estratégica do governo Yeda. Dentro desse mesmo sentido e contexto, o Banrisul alcançou dimensões internacionais em termos de maturidade financeira e práticas de gestão, registrou o vice-presidente. "A oferta de ações  sem direito a voto, capitalizou o banco em R$ 800 milhões e hoje o Banrisul tem mais de 57 mil acionistas distribuídos por 37 países", concluiu.