Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda apresenta iniciativas inovadoras na 52ª reunião da Cogef
RSS
Notícias
Publicação:

Fazenda apresenta iniciativas inovadoras na 52ª reunião da Cogef

-
- - Foto: Divulgação Sefaz

Representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz RS) marcaram presença na 52ª edição da reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), realizada entre os dias 20 e 22 de junho, em Brasília. Agenor Canal, técnico tributário da Divisão de Tecnologia e Inovação (DTI/TE), Eduardo Lacher, subsecretário do Tesouro do Estado, e André Renato Facchini, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), compartilharam com servidores de Secretarias de Fazenda de todo o país iniciativas inovadoras da instituição e Fernanda Scheidt, da Unidade Geral de Coordenação de Projetos (UGCP/GSF), participou do desafio dos sistemas de gestão de projetos.

No primeiro dia do evento, Agenor Canal abordou a jornada percorrida pela Sefaz RS no que diz respeito ao emprego da ciência de dados, começando pela criação de Data Warehouse e pelos treinamentos para popularização dos cubos OLAP, a partir de 1998. Em sua retomada histórica, o especialista em Sistemas de Informação também mencionou o desenvolvimento de modelos estatísticos de auditoria, como o do IPE Saúde, criado em 2008 para automatizar o processo de análise de contas hospitalares e ambulatoriais, e a instituição do Portal de Informações, um esforço de consolidação de dados e criação de novos aplicativos para atender todas as áreas de negócio. Chegando à realidade atual, apontou que contamos com modernas soluções de hardware e software para atender ao crescente volume das bases de dados e às novas necessidades de análise, uma série de projetos já calcados nessa nova inteligência e ainda outras posssibilidades de seguir revolucionando processos e resultados, inclusive a partir de parcerias com universidades gaúchas.

Na avaliação do colega, “o uso da ciência de dados na Fazenda evoluiu muito nos últimos anos, com projetos em todas as subsecretarias, visando transparência pública, inovação e melhoria na gestão”. Quem ganha com isso não é só a Administração, mas principalmente os cidadãos, que passam, por exemplo, a ter maior controle social sobre os recursos do Estado, seja por iniciativas que aumentam a transparência, como os portais Transparência RS, Receita Dados e Tesouro Aberto, seja por projetos que qualificam o gasto público, como o Precificação de Compras Públicas, que gera preços de referência a partir das informações contidas nas notas fiscais eletrônicas, fornecendo parâmetros para outras instituições, como a Central de Licitações, a Secretaria de Segurança Pública e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Ciente de todos esses benefícios, a Sefaz avança para a maximização da utilização dos dados governamentais, buscando, com a ajuda de entes parceiros, desenvolver cada vez mais soluções úteis à sociedade. Esse é o desafio que move o projeto Desenho de Novos Negócios com Dados Públicos, que foi tema da palestra de Eduardo Lacher. O projeto começou em dezembro de 2021, a partir de um convênio entre o Governo do Estado, por intermédio da Sefaz, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e a Fundação Empresa-Escola de Engenharia (FEEng). Na South Summit, realizada em maio deste ano, a ideia ganhou força com um  termo de cooperação assinado entre a Sefaz e o Detran para produzir uma base sólida de conhecimentos e informações entre os dois órgãos.

Nessa terça-feira (21/6), o líder do Tesouro do Estado apresentou os primeiros frutos dessa integração. “Já estamos com dois projetos-piloto junto ao Detran: a contratação de uma startup para potencializar o uso dos dados e o desenvolvimento de dois módulos com dados via API, o “Perfil de Veículos do Estado do RS” e o “Movimentação de Veículos Financiados em Depósitos do RS”, relatou

Já o tópico exposto por André Facchini, na segunda-feira (20/6), foi a trajetória de adoção de nuvem na Sefaz RS. O diretor do Detic conta que o processo iniciou em 2015, sendo que hoje a instituição já dispõe de mais de dez robustos produtos e serviços dentro dessa proposta, com expectativa de ampliar cada vez mais o leque de serviços, em especial nas áreas de tratamento de dados, Analytics, continuidade do negócio e Segurança da Informação, fazendo uso da grande capacidade de processamento e gerenciamento disponível nessas estruturas.

As principais vantagens da adoção de produtos e serviços em nuvem são, segundo o gestor, “a facilidade e agilidade na adoção de novos serviços, o acesso a uma grande gama de serviços especializados só disponíveis por este meio (Office365 e Teams, por exemplo) e a alta disponibilidade típica do ambiente de nuvem, principalmente para soluções consideradas críticas, visto que o acesso a essas soluções passa a ser praticamente independente da condição operacional dos datacenters da Sefaz e da Procergs”. Outro ponto ressaltado pelo fazendário se refere à Segurança da Informação: “As soluções em nuvem permitem à Sefaz o acesso a tecnologias que não seriam possíveis de serem implementadas localmente em nossa infraestrutura”, acrescenta.

A Sefaz colaborou ainda no desafio dos sistemas de gestão de projetos, ocorrido nessa quarta-feira (22/6). A coordenadora administrativo-financeira da UGCP, Fernanda Scheidt, que representou a instituição na atividade, falou sobre a experiência na adoção da ferramenta SGPM na gestão financeira do Profisco II RS.

O secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luis Tonetto, prestigiou o evento e viu com bons olhos a retomada presencial das reuniões da Cogef. “Agora os Estados voltam a se encontrar, e muita novidade está sendo debatida, porque a pandemia estimulou as Fazendas a investirem em sistemas de inteligência, em sistemas de teletrabalho, em serviços de nuvem... Impulsionou bastante. Foi muito rico poder compartilhar a experiência do Rio Grande Sul e escutar as experiências de outros Estados”, afirmou.

Aldo Silveira Peres, coordenador do Profisco II na Sefaz, também participou do encontro no Distrito Federal e destacou que o financiado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está por trás de todas essas inovações que hoje se concretizam, favorecendo a Sefaz e a população gaúcha. “A Cogef é um excelente fórum de intercâmbio das iniciativas de todas as Secretarias de Fazenda dos Estados, e a oportunidade de apresentar três iniciativas da Sefaz RS nesta edição foi motivo de destaque e orgulho pelo trabalho dos nossos colegas”.

 

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda