Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Receita Estadual participa de evento na Bolívia para fortalecer a nota fiscal eletrônica no país
RSS
Notícias
Publicação:

Receita Estadual participa de evento na Bolívia para fortalecer a nota fiscal eletrônica no país

-
Representantes de 17 países se encontraram em evento realizado em Santa Cruz de La Sierra - Foto: Receita Estadual

Encontro internacional reuniu representantes de 17 países

 

Servidores da Receita Estadual (RE) estiveram na Bolívia participando de um encontro internacional para fortalecer o uso da nota fiscal eletrônica no país. O evento, que ocorreu neste mês em Santa Cruz de La Sierra, foi promovido pelo Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), pela Cooperação Norueguesa para o Desenvolvimento (Norad), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Serviço Nacional de Impostos da Bolívia (SIN). O foco foi a utilização de informações da nota para a identificação de riscos tributários.

A RE foi representada pelo subsecretário Ricardo Neves Pereira e pela auditora-fiscal Luiza Cartana Fernandes, que atua na Central de Monitoramento de Operações, pertencente à Divisão de Fiscalização. Ambos buscaram contribuir com a administração tributária boliviana por meio do compartilhamento do exemplo gaúcho. 

Neves apresentou ao público a criação de malhas fiscais usando documentos eletrônicos no Rio Grande do Sul, abordando temas como o processo de seleção dos contribuintes para auditorias e os mecanismos de regularização utilizados. Já Luiza detalhou a experiência do Estado com a implementação do Detector de Anomalias em Documentos Fiscais – ferramenta que permite identificar padrões incomuns nos dados fiscais, otimizando a seleção de casos para auditoria.

O evento também contou com visões de diferentes países sobre a nota eletrônica. Durante o encontro internacional, foi lançado oficialmente o Grupo de Diálogo sobre Digitalização (GDD), que busca promover troca de conhecimentos entre administrações tributárias, empresas e outras organizações.

A reunião reuniu delegações de 15 países membros do CIAT (Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Guatemala, Quênia, Marrocos, Panamá, Portugal, República Dominicana e Uruguai) e de dois países convidados (Cabo Verde e Malásia). Também contou com a participação de representantes das instituições promotoras do evento, além de administrações tributárias de vários estados brasileiros, como Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estiveram presentes, ainda, comissões de corporações globais, como Microsoft Corporation, Google, Sovos, Data Tech International, Blue Light Systems e QMS International S.A.

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda