Com destaque para ações de enfrentamento à calamidade, Tesouro do Estado entrega Relatório Externo de 2024

O Tesouro do Estado realizou nesta segunda-feira (14) a entrega oficial do seu Relatório Externo de 2024, documento que reúne dados técnicos, números e indicadores, projetos e iniciativas da subsecretaria. A edição deste ano registra o período das enchentes, calamidade histórica para o Estado, que desafiou a capacidade de gestão dos entes públicos. Desta forma, o relatório também contribui para o conhecimento em relação a ações de resiliência e reconstrução do Rio Grande do Sul. Uma versão impressa do documento foi entregue pelo subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, à secretária da Fazenda, Pricilla Santana, e ao secretário-adjunto, Itanielson Cruz.
Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz
A secretária destacou a importância do Relatório Externo do Tesouro: “Esse documento nos ajuda a ver as realizações de um ano de grandes desafios e traz a reflexão também daqueles que ainda temos de enfrentar no futuro, auxiliando no nosso planejamento”. O subsecretário, Eduardo Lacher, salientou que os colegas do Tesouro foram resilientes e comprometidos para fazer com que o estado mantivesse funcionando durante o enfrentamento da calamidade: “O relatório destaca um pouco do muito que foi feito em 2024. Conseguimos atingir os indicadores fiscais e seguimos implantando projetos inovadores com a busca de geração de valor público”, pontuou.
O relatório tem como destaque uma análise da conjuntura econômica de 2024, com os impactos econômicos da calamidade e as iniciativas propostas para reconstruir o Estado, como o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). As ações de enfrentamento à calamidade, fundamentais para garantir a continuidade do funcionamento do Estado, também integram o relatório. Um dos destaques foi a manutenção de serviços essenciais, como o pagamento a fornecedores, a folha de pagamento do funcionalismo estadual, a operação do Sistema Integrado de Administração de Caixa – SIAC, a disponibilização do comprovante de rendimentos dos servidores e a execução do serviço da dívida.
O documento também traz os principais avanços realizados em projetos relevantes no âmbito do Tesouro do Estado, como o Programa de Inovação do Tesouro, o APP Servidor RS, a Matriz de Avaliação da Estrutura Produtiva do Rio Grande do Sul (MAEP) e o Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas (PFP), entre muitas outras iniciativas. No documento também são apresentados os números das atividades essenciais e rotineiras do Tesouro, imprescindíveis tanto para o funcionamento da administração pública quanto para o bem-estar da população e dos servidores. A subsecretaria foi diligente para garantir pagamentos em dia das folhas de pagamento dos servidores, mesmo com a precariedade dos sistemas. Em 2024 foi executado o pagamento de R$ 26.387.140.283,61, para 307.285 vínculos de 272.465 pessoas.
- Veja aqui o Relatório Externo do Tesouro na íntegra.
Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado