Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Lives do Diálogos Setoriais traçam desempenho de setores produtivos ao longo de 2022
RSS
Notícias
Publicação:

Lives do Diálogos Setoriais traçam desempenho de setores produtivos ao longo de 2022

-
- - Foto: Divulgação Sefaz-Receita Estadual

Transmissões realizadas durante o mês de março apresentaram indicadores econômicos extraídos da base de dados da Receita Estadual

Na última terça-feira (28), a Receita Estadual encerrou mais um ciclo de lives do Diálogos Setoriais. A série de transmissões virtuais, promovidas no canal da Sefaz-RS no YouTube, traçou um panorama do desempenho do setor atacadista e varejista, além de apresentar os indicadores econômicos dos segmentos de combustíveis, eletroeletrônicos, têxtil e confecção, tintas e solventes, embalagens plásticas, coureiro calçadista e metalurgia.

A data de referência dos dados analisados foi dezembro de 2022, manancial de informações que forneceu uma radiografia completa da performance ao longo do ano anterior, na comparação com 2021. O método de seleção de dados desenvolvido pela Receita permite a divulgação de informações como o valor adicionado (valor das compras diminuído do valor das vendas), o que ajuda a sinalizar as margens de lucro dos setores, e o marketshare dos principais produtos, indicador que contribui para identificar oportunidades de mercado e possíveis gargalos na cadeia produtiva.

Para o auditor fiscal Giovanni Padilha, coordenador do Desenvolve RS, as lives servem como mais uma fonte qualificada de informações para a sociedade e se encaixam no compromisso da Receita Estadual de ampliar os canais de diálogo com os agentes econômicos do Estado.

“Apresentamos à sociedade gaúcha informações extraídas da base de dados da Receita Estadual e que, até então, eram utilizados para definir as diretrizes de políticas tributárias. Portanto, trata-se de uma fonte riquíssima de dados, que ajudarão a criar ainda mais sinergia entre o Fisco e os contribuintes em prol do desenvolvimento do Estado”, avalia Padilha.

Os dados divulgados nas transmissões podem ser encontrados na última edição da Revista RS360, publicação mensal da Receita que apresenta os indicadores econômicos mais recentes de cada segmento produtivo do Estado. As lives e o informativo compõem o programa Desenvolve RS, criado no âmbito da Receita 2030 e cujo objetivo é ampliar o diálogo com o setor privado por meio da divulgação de dados inéditos oriundos das notas fiscais eletrônicas.

O próximo ciclo de transmissões está agendado para iniciar no dia 24 de abril, com a análise do desempenho da indústria gaúcha.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda