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Receita Estadual passa a contar com assistente virtual para tirar dúvidas de contribuintes

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- - Foto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

“Rê” pode esclarecer questionamentos sobre impostos e programas do fisco gaúcho

 

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul passou a disponibilizar uma assistente virtual para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos cidadãos e contribuintes. O chatbot pode ser acessado via Portal de Atendimento, clicando no ícone que aparece no canto inferior direito da tela, onde está escrito “fale conosco”.

A assistente virtual, chamada de "Rê", pode responder a questionamentos sobre diferentes assuntos da administração tributária gaúcha, como dúvidas sobre os três impostos estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD). Há também uma seção destinada especificamente a dois dos principais programas estratégicos coordenados pela Receita Estadual: o Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que incentiva os cidadãos a pedirem nota fiscal, e o Devolve ICMS, que devolve parte do imposto pago pelas famílias de baixa renda. O NFG conta com mais de 3 milhões de participantes, e o Devolve ICMS beneficia mais de 600 mil famílias.

Além disso, o chatbot permite, de maneira ágil e prática, a verificação do status dos protocolos de atendimento dos canais “Fale Conosco/Plantão Fiscal Virtual” abertos pelo usuário, bastando informar o código do protocolo (formato tipo PFV-000000-A0A0A). Esses protocolos podem ser gerados por meio do formulário eletrônico desses canais ou até mesmo pelo chatbot, nas situações em que o usuário considera que sua dúvida não foi respondida e opta por levá-la até um atendente. O retorno, nesses casos, ocorre por e-mail em até três dias úteis, e é disponibilizado um código de protocolo para consulta do status em tempo real.

É possível acessar a assistente virtual pelo Portal de Atendimento da Receita Estadual

O sistema robotizado é resultado de um projeto desenvolvido pela Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual ao longo dos últimos meses. A novidade está inserida no contexto da agenda Receita 2030+, composta por 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha.

“Faz parte do processo de modernização e digitalização do atendimento, visando simplificar a experiência dos usuários dos serviços. É mais um avanço na construção do que chamamos de Receita Digital, sempre com foco em gerar valor público para a sociedade gaúcha”, destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

As informações da ferramenta são baseadas em um banco de dados construído pelo fisco gaúcho, que deverá ser permanentemente qualificado e atualizado. O objetivo é incrementar a utilização de práticas de machine learning e inteligência artificial para tornar as interações cada vez mais reais e efetivas para os usuários.

 

Portal de Atendimento da Receita Estadual

O Portal de Atendimento da Receita Estadual, lançado em junho de 2022, é um ambiente no qual os serviços e informações da instituição estão disponíveis de forma estruturada, com visual intuitivo e busca eficiente. O objetivo é que os usuários acessem a página e encontrem ali tudo o que precisam, de maneira rápida e intuitiva, independentemente do seu perfil ou da sua necessidade. É possível, por exemplo, solicitar serviços, buscar orientações ou encaminhar dúvidas.

 

O que são chatbots?

Chatbots são programas de computador que tentam simular a conversação de um ser humano. O objetivo é responder a diversas perguntas de tal forma que os usuários tenham a impressão de estar conversando com uma pessoa do outro lado.

 

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

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